Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85033
Título: | Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores |
Outro(s) título(s): | Study of social responsibility and ethics in companies – an analysis of consumer perception |
Autor(es): | Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda |
Orientador(es): | Mourão, Paulo Figueira, Alexandra |
Palavras-chave: | Responsabilidade social Ética Evolução do conceito Liderança ética Práticas de responsabilidade social empresarial Social responsibility Ethics Concept evolution Ethical leadership Corporate social responsibility practices |
Data: | 17-Mai-2023 |
Resumo(s): | No âmbito do Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira é realizada a presente
dissertação sobre a responsabilidade social empresarial e ética nas empresas, com o objetivo em
conhecer e refletir sobre os conceitos de responsabilidade social e da ética, bem como de liderança ética.
De seguida, e numa perspetiva de estudo, pretende-se perceber se o consumidor tem conhecimento
destas temáticas e se consegue evidenciar algumas das práticas de responsabilidade social no contexto
organizacional. Por fim, será também investigado se os consumidores procuram informações sobre os
temas, que comportamentos ponderam no momento da tomada de decisão de compra e se conhecem
empresas socialmente responsáveis. De referir que os dados foram recolhidos a partir da realização de
um inquérito divulgado nas redes sociais. A construção deste questionário teve por base uma entrevista
exploratória ao Grupo EDP.
Como fontes para o desenvolvimento da presente dissertação serão analisados: livros e artigos
científicos, o código de ética do Grupo EDP e o seu website, jornais digitais, com notícias referentes ao
modo de atuação da organização, bem como o material de apoio fornecido pelos docentes no percurso
académico.
No que refere à estrutura, a dissertação será constituída por uma breve revisão da literatura, no
que diz respeito aos conceitos de responsabilidade social empresarial, ética e liderança ética.
Posteriormente, será apresentado o Grupo EDP, o seu código de ética bem como as suas práticas de
responsabilidade social e princípios éticos. Por fim, será elaborada uma análise às respostas obtidas
através do inquérito, com vista à exposição de uma opinião fundamentada sobre o impacto que as
características socioeconómicas têm na perceção e conhecimento de responsabilidade social
empresarial e da ética nas empresas. Uma das principais conclusões, através dos testes realizados, é
que a habilitação literária e a faixa etária não têm impacto significativo na procura da informação sobre
as iniciativas de responsabilidade social das empresas. This dissertation on corporate social responsibility and ethics is carried out within the scope of the Master's Degree in Monetary, Banking and Financial Economics, with the purpose of knowing and reflecting on the concepts of social responsibility and ethics, as well as ethical leadership. Next, and from a study perspective, it is intended to understand whether the consumer is aware of these issues and whether he or she is able to evidence some of the practices of social responsibility in an organizational context. Finally, it will also be investigated whether consumers seek information on the issues, what behaviours they consider when making purchasing decisions and whether they know socially responsible companies. It should be noted that the data were collected from a survey disseminated on social networks. The construction of this questionnaire was based on an exploratory interview with the EDP Group. As sources for the development of this dissertation, the following will be analysed: books and scientific articles the EDP Group's code of ethics and its website, digital newspapers, with news referring to the organization's mode of action, as well as the support material provided by teachers during the academic career. Regarding the structure of the dissertation, it will consist of a brief literature review, related to the concepts of corporate social responsibility, ethics and ethical leadership. Afterwards, the EDP Group, its code of ethics as well as its social responsibility practices and ethical principles will be presented. Finally, an analysis of the answers obtained through the survey will be carried out in order to present a reasoned opinion on the impact that socioeconomic characteristics have on the perception and knowledge of corporate social responsibility and ethics in companies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85033 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Teresa Pinto Miranda Fernandes.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons