Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85380
Título: | Diretores de turma no ensino articulado da música: perspetivas e experiências |
Autor(es): | Martins, Fernanda Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Direção de turma Ensino articulado da música Coordenação docente Trabalho colaborativo Form tutors Joint teaching system for music Teacher coordination and collaborative work |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade Católica Portuguesa. Centro Regional de Viseu. Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde |
Revista: | Gestão e Desenvolvimento |
Resumo(s): | A direção de turma constitui uma estrutura de gestão
pedagógica intermédia, sendo desenvolvida por um professor
designado entre o conjunto de professores de uma turma. Ao diretor
de turma (DT) cabe um cargo de coordenação e orientação
educativas com uma tríplice função: orientação educativa dos alunos;
relações com as famílias e coordenação dos restantes professores da
turma. Embora a legislação atente para a identificação de perfis
adequados na seleção de DTs, na prática o mesmo é entregue
indiferenciadamente a qualquer professor da turma,
independentemente do seu tempo de serviço, da sua experiência de
liderança de grupos, da posse ou não de formação especializada, ou
de outras variáveis. Atualmente, o DT tem no seu horário uma hora
semanal na qual se prevê que dê resposta às múltiplas tarefas
administrativas-burocráticas e de interação com alunos, pais e
professores.
O ensino articulado da música é uma componente do sistema
educativo do ensino básico, de ordem opcional, que garante, aos
alunos interessados, frequentar formação musical e instrumental,
havendo, para isso, um sistema protocolarizado entre escolas do
ensino regular e escolas especializadas de música. No âmbito do
ensino especializado da música também está prevista a figura do DT
com uma tripla função, no entanto, acresce o seu papel de
representante dos professores de música no conselho de turma
sedeado na escola do ensino regular, sob a direção do DT do ensino
regular. Nestes casos, cabe aos dois DTs a articulação entre a escola
de música e a escola do ensino regular.
O presente artigo, o qual faz parte de um estudo mais alargado
sobre a direção de turma (cf. Antunes, Gomes, Martins & Sarmento 2012), baseia-se em dados empíricos de testemunhos de DTs de
escolas de ensino especializado de música sobre as suas perspetivas e
experiências como DT no ensino articulado da música, no que se
refere à orientação educativa dos alunos, à relação com os pais/EE e
à coordenação docente com principal enfoque na coordenação entre
o DT do ensino da música, o DT e os professores do ensino regular. In the Portuguese school system, form tutors (FT) are an intermediate education management structure. The form tutor is responsible for a position of coordination and orientation with a threefold function: relationship with students; relationship with the student's family and relationship with other class teachers. The joint teaching of music is a part of the educational system in basic education. It is optional and provides musical and instrumental training to students who are interested in taking it. In order to achieve this, there is a system, subject to protocols, between general education schools and schools specializing in teaching music. There is also the position of FT in specialized schools and it also includes a threefold function, much like FTs in the previously mentioned teaching modality. However, these FTs have the additional role of representing music teachers at the class council which is held at the general education school. Therefore, they are under the direction of FTs who work at the general education school. Thus, in these cases, both FTs have a fourth joint area, between the music school and the general education school, which makes the relationship between them even more complex. Before we present and discuss data, we will approach the concepts of leadership and educational coordination as these are mentioned very often throughout this analysis and are the interpretative basis in this analysis. This communication is based on the analysis of empirical data obtained from the testimonies of FTs regarding their representations and experiences in leadership and the coordination of teachers among schools in which there is a joint teaching system. The aim of collecting narratives, lead us to reflect on the difficulties and opportunities of the (non)existing intermediate leaderships. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85380 |
DOI: | 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.22 |
ISSN: | 0872-556X |
e-ISSN: | 2184-5638 |
Versão da editora: | https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/264 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
264-Texto-786-1-10-20190902.pdf | 323,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons