Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85380

TítuloDiretores de turma no ensino articulado da música: perspetivas e experiências
Autor(es)Martins, Fernanda
Sarmento, Teresa
Palavras-chaveDireção de turma
Ensino articulado da música
Coordenação docente
Trabalho colaborativo
Form tutors
Joint teaching system for music
Teacher coordination and collaborative work
Data2014
EditoraUniversidade Católica Portuguesa. Centro Regional de Viseu. Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde
RevistaGestão e Desenvolvimento
Resumo(s)A direção de turma constitui uma estrutura de gestão pedagógica intermédia, sendo desenvolvida por um professor designado entre o conjunto de professores de uma turma. Ao diretor de turma (DT) cabe um cargo de coordenação e orientação educativas com uma tríplice função: orientação educativa dos alunos; relações com as famílias e coordenação dos restantes professores da turma. Embora a legislação atente para a identificação de perfis adequados na seleção de DTs, na prática o mesmo é entregue indiferenciadamente a qualquer professor da turma, independentemente do seu tempo de serviço, da sua experiência de liderança de grupos, da posse ou não de formação especializada, ou de outras variáveis. Atualmente, o DT tem no seu horário uma hora semanal na qual se prevê que dê resposta às múltiplas tarefas administrativas-burocráticas e de interação com alunos, pais e professores. O ensino articulado da música é uma componente do sistema educativo do ensino básico, de ordem opcional, que garante, aos alunos interessados, frequentar formação musical e instrumental, havendo, para isso, um sistema protocolarizado entre escolas do ensino regular e escolas especializadas de música. No âmbito do ensino especializado da música também está prevista a figura do DT com uma tripla função, no entanto, acresce o seu papel de representante dos professores de música no conselho de turma sedeado na escola do ensino regular, sob a direção do DT do ensino regular. Nestes casos, cabe aos dois DTs a articulação entre a escola de música e a escola do ensino regular. O presente artigo, o qual faz parte de um estudo mais alargado sobre a direção de turma (cf. Antunes, Gomes, Martins & Sarmento 2012), baseia-se em dados empíricos de testemunhos de DTs de escolas de ensino especializado de música sobre as suas perspetivas e experiências como DT no ensino articulado da música, no que se refere à orientação educativa dos alunos, à relação com os pais/EE e à coordenação docente com principal enfoque na coordenação entre o DT do ensino da música, o DT e os professores do ensino regular.
In the Portuguese school system, form tutors (FT) are an intermediate education management structure. The form tutor is responsible for a position of coordination and orientation with a threefold function: relationship with students; relationship with the student's family and relationship with other class teachers. The joint teaching of music is a part of the educational system in basic education. It is optional and provides musical and instrumental training to students who are interested in taking it. In order to achieve this, there is a system, subject to protocols, between general education schools and schools specializing in teaching music. There is also the position of FT in specialized schools and it also includes a threefold function, much like FTs in the previously mentioned teaching modality. However, these FTs have the additional role of representing music teachers at the class council which is held at the general education school. Therefore, they are under the direction of FTs who work at the general education school. Thus, in these cases, both FTs have a fourth joint area, between the music school and the general education school, which makes the relationship between them even more complex. Before we present and discuss data, we will approach the concepts of leadership and educational coordination as these are mentioned very often throughout this analysis and are the interpretative basis in this analysis. This communication is based on the analysis of empirical data obtained from the testimonies of FTs regarding their representations and experiences in leadership and the coordination of teachers among schools in which there is a joint teaching system. The aim of collecting narratives, lead us to reflect on the difficulties and opportunities of the (non)existing intermediate leaderships.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85380
DOI10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.22
ISSN0872-556X
e-ISSN2184-5638
Versão da editorahttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/264
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
264-Texto-786-1-10-20190902.pdf323,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID