Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85884

TítuloStakeholders, aprendizagens e estratégias de estímulo ao empreendedorismo no Ensino Superior
Autor(es)Marques, Ana Paula
Moreira, Rita
Palavras-chaveEnsino Superior
Empreendedorismo
Aprendizagem não formal e informal
Stakeholders
Cooperação
Data2014
Resumo(s)No presente trabalho discute-se as profundas transformações no mercado de trabalho em relação às aprendizagens empreendedoras entre os diplomados portugueses da Universidade do Minho (UM), localizada no norte de Portugal. Não se centrará apenas em aspetos específicos relacionados com a criação de empresas ou autoemprego, mas focar-se-á nas competências, atitudes e comportamentos de criatividade e de inovação aplicáveis a todos os domínios da vida profissional e privada (Marques et al., 2014). A estratégia metodológica consistiu num estudo de caso suportado em dezasseis (16) entrevistas semiestruturadas realizadas a diplomados de diferentes perfis sociodemográficos e educativos da Universidade do Minho (UM), decorrentes de duas investigações: “O potencial de empreendedorismo na Universidade do Minho” (2010-2012) e “Empreendedorismo qualificado: políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias profissionais dos diplomados” (2010-2013). Pretende-se assim analisar a relevância das redes de apoio, mentorização e transferência de conhecimento desenvolvidas pelos diversos Stakeholders presentes na envolvente da UM; e compreender em que medida os jovens têm vindo a beneficiar desses suportes, designadamente as competências mobilizadas, obstáctulos e fatores de sucesso nos processos educativos. Os resultados apurados permitem identificar aspetos relevantes sobre as implicações da aprendizagem empreendedora não formal na educação, transição profissional e desenho de políticas públicas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85884
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CICS-UMINHO - Atas/Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2014) Stakeholders, aprendizagens e estratégias de estímulo ao empreendedorismo no Ensino Superior.pdf478,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID