Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85937
Título: | A utilização das redes sociais para comunicar ciência: o caso do INL |
Outro(s) título(s): | The use of social media to communicate science: the case of INL |
Autor(es): | Martins, Ana Francisca Morais |
Orientador(es): | Pereira, Sara |
Palavras-chave: | Comunicação de ciência Redes sociais INL Communication of science Social media |
Data: | 7-Jul-2023 |
Resumo(s): | A ciência é uma área em constante evolução e, muitas vezes, as descobertas e avanços científicos podem ser
complexos e difíceis de entender pelo público em geral. Assim, a comunicação da ciência pode ajudar a traduzir
esses avanços científicos em linguagem mais acessível, permitindo que as pessoas possam tomar decisões
informadas sobre questões que afetam diretamente as suas vidas. Desta forma, é essencial que os profissionais
científicos procurem meios de comunicar ciência com o público em geral, não especializado em ciência.
Atualmente, as redes sociais são uma das principais fontes de divulgação. Este trabalho aborda a importância que
as redes sociais podem ter na área da comunicação de ciência.
Assim, após um período de seis meses de estágio curricular no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia
(INL) integrado no Mestrado em Ciências da Comunicação, este Relatório procura compreender o papel das redes
sociais no INL como meio de comunicação de ciência, bem como o papel da imagem neste contexto em específico,
tendo por base perspetivas críticas de diferentes autores na área das Ciências da Comunicação, abordando
conceitos como a comunicação de ciência, a compreensão pública da ciência, a ciência cidadã, ou a utilização
das redes sociais na comunicação de ciência. Com o intuito de obter perceções internas à organização sobre a
questão em estudo, foi aplicado um questionário a todos os colaboradores do INL, tendo-se obtido um total de
115 respostas. Foram também realizadas cinco entrevistas semiabertas aos cinco profissionais de comunicação
do Departamento de Comunicação e Marketing do INL.
As conclusões deste estudo revelam que, apesar de as redes sociais demonstrarem um papel importante na
comunicação de ciência do INL, não são ainda o meio mais utilizado pelos profissionais da área científica. Science is constantly evolving, and often scientific findings and advances can be complex and generally difficult to understand by the public. So, the communication of science can help to translate these scientific advances in more accessible language, allowing people to make informed decisions on topics that directly affect their lives. In this way, it is essential that scientific professionals find means to communicate science with the general public, not specialized in science. Currently, social media is one of the main disclosure sources. This work approaches the importance that social media can have in the communication of science. So, after a period of six months of interning at International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) integrated in the Masters of Communication Science, this report looks to understand the role of social media at INL as a means to communicate science, like the role of image in this context specifically, based on critical perspectives of different authors in the area of Science Communication, approaches concepts such as the science communication, the public understanding of science, citizen science, or the use of social media in the communication of science. With the intention of obtaining internal perceptions of the organization about the subject being studied, a questionnaire was given to all at INL, and a total of 115 responses received. There were also five open interviews that took place with five communication professionals working in the Department of Communication and Marketing at INL The conclusions of this study reveal that, despite the role of social media playing an important part in the communication of science at INL, they are not yet the means most utilized by the professionals in the scientific area. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85937 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Francisca Morais Martins.pdf | Relatório de Estágio | 1,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons