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https://hdl.handle.net/1822/86464
Título: | Perturbação da ansiedade em estudantes universitários: contributo do design participativo de serviços |
Autor(es): | Barbosa, Sara Filipa Oliveira |
Orientador(es): | Burrows, Alison Trigueiros, Paula |
Palavras-chave: | Design de serviços Estudo exploratório Mapa de jornada Parede de síntese Workshops Exploratory study Journey map Service design Synthesis wall Workshop |
Data: | 4-Jul-2023 |
Resumo(s): | A saúde mental é um tema que tem vindo a ser cada vez mais abordado e ganhou especial
notoriedade após a pandemia do Covid-19. Os problemas de saúde mental em estudantes universitários
apresentam várias oportunidades de intervenção que atendam às suas necessidades psicológicas e
sociais, para promoção do seu bem-estar. Este trabalho procura contribuir para as formas do Design
pode intervir nesta área, atendendo à sua responsabilidade social, numa perspetiva inclusiva e ética.
Este é um tema envolto em tabus e causa de estigma, ou seja, ainda é muito difícil de interagir com
quem luta diariamente com a sua saúde mental, mas que ainda não se sente à vontade para partilhar
isto abertamente com a sociedade. Decidiu-se focar este estudo em estudantes universitários, optando
por uma abordagem que permitisse aproximar a realidade e a necessidade de soluções que atendessem
à experiência de quem as utilizaria. Realizou-se assim uma revisão da literatura sobre problemas de
saúde mental, focando principalmente na perturbação da ansiedade em estudantes universitários e
exploraram-se várias vertentes do Design que beneficiassem a experiência do utilizador na conceção de
novos produtos e serviços. O trabalho de investigação foi de carácter qualitativo e contemplou a realização
de dois workshops com focos distintos, contando com o contributo direto de estudantes com perturbação
da ansiedade. Os resultados do primeiro workshop reuniram insights da experiência face à perturbação
da ansiedade de cada participante no seu quotidiano. Estes contribuíram para informar a abordagem e
construção da segunda fase. No segundo workshop, foram discutidos os serviços disponíveis na
Universidade do Minho, que pudessem atender a estes problemas. Resultaram perceções diferentes,
quanto à dificuldade de encontrar e beneficiar desses serviços. Este foi o mote para o co-design de um
serviço de apoio a estudantes com ansiedade. O processo partiu da construção de uma personagem que
protagonizou o alvo da proposta de um serviço de apoio, através de um mapa de jornada e assumindo
características e experiências individuais de cada participante. Este processo revelou-se enriquecedor na
conceção de um serviço de apoio ideal, juntando contributos para melhoria dos serviços existentes. Os
resultados foram ao encontro do objetivo principal deste trabalho, ilustrando o papel único do Design na
observação de processos participados e inclusivos para a construção de soluções que promovam o bem-estar social. Mental health is a topic that has been growing in interest and gained particular prominence after the Covid-19 pandemic. Mental health problems in college students present several opportunities for interventions that address their psychological and social needs to promote their well-being. This work seeks to contribute to ways in which Design can intervene in this area, given its social responsibility, and applying an inclusive and ethical perspective. This is a subject shrouded in taboos and stigma, which means it is still very difficult to interact with those who struggle daily with their mental health but still do not feel comfortable to share this openly with society. This research focuses on university students and follows an approach that brings closer the reality and the need for solutions aligned with the experiences of those who would use them. Thus, literature on mental health problems was reviewed, focusing mainly on anxiety disorders in college students, and how Design can benefit the user experience in the design of new products and services. The research was qualitative and included two workshops with different purposes, with the direct involvement of students with anxiety disorders. The results of the first workshop gathered insights from each participant's experience with anxiety disorders in their daily life. These informed the approach and development of the second phase. In the second workshop, the services available at the University of Minho that could address these problems were discussed. The participants had different perceptions as to the difficulty of finding and benefiting from these services. This was the starting point for co-designing of a support service for students with anxiety. The process started with the construction of a character for whom the support service would be designed, through a journey map and incorporating individual characteristics and experiences of each participant. This process was proved to be enriching for the design of an ideal support service, gathering information on how to improve existing services. The results met the main objective of this work, illustrating the unique role of Design in observing participatory and inclusive processes for the construction of solutions that foster social well-being. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86464 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sara Filipa Oliveira Barbosa.pdf | Dissertação de Mestrado | 62,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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