Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87447
Título: | A teoria da multimodalidade e educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora |
Outro(s) título(s): | The theory of multimodality and childhood education in Portugal: practical transformation and professional learning of an educator |
Autor(es): | Domingues, Ana Isabel de Azevedo Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Multimodalidade Multiletramentos Educação da Infância Aprendizagem profissional Multimodality Multi-spelling Early childhood education Professional learning |
Data: | Dez-2020 |
Editora: | Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) |
Revista: | Revista Brasileira de Alfabetização |
Citação: | Domingues, A. I. de A. ., & Pereira, Íris S. P. . (2020). A TEORIA DA MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM PORTUGAL: TRANSFORMAÇÃO PRÁTICA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 26-45. https://doi.org/10.47249/rba2020455 |
Resumo(s): | Neste artigo, apresentamos resultados preliminares de uma pesquisa-ação que visa contribuir para o entendimento da relevância da teoria da multimodalidade para a construção da pedagogia da infância. Começamos por problematizar a conceção do domínio da comunicação e expressão nos documentos reguladores da ação dos educadores de infância em Portugal, aí situando a realização de uma pesquisa-ação com a qual a primeira autora experimentou e investigou as possibilidades e condições da aplicabilidade da teoria da multimodalidade e inquiriu a sua própria construção de saberes profissionais através de um processo autossupervisivo. A análise do subconjunto de dados que apresentamos neste artigo, incidentes nas representações multimodais escolhidas por uma criança, recolhidos de forma naturalista e analisados usando a técnica da análise de conteúdo multimodal, apontam para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância como abraçando o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais, e não exclusivamente dos modos oral e escrito da linguagem verbal. A análise evidencia também transformações fundamentais identificadas na teoria prática da educadora-
investigadora e decorrentes da experimentação da teoria da multimodalidade. A principal conclusão do estudo é a da constatação empírica de que a teoria da
multimodalidade se constitui como uma ferramenta teórica relevante para a construção da pedagogia da infância e para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância. In this article, we present preliminary results of an action research that aims to contribute to the understanding of the relevance of multimodality theory for the construction of childhood pedagogy. We begin by problematizing the design of the field of communication and expression in the regulatory documents of the action of childhood educators in Portugal, situating the performance of an action research with which the first author experimented and investigated the possibilities and conditions of the applicability of the theory of multimodality and inquired about her own construction Revista Brasileira de Alfabetização | ISSN: 2446-8584 | Número 13 - 2020 27 of professional knowledge through a self-supervised process. The analysis of the subset of data that we present in this article, incidents in the multimodal representations chosen by a child, collected in a naturalistic way and analyzed using the multimodal content analysis technique, to the relevance of reconceptualizing the development of communication in childhood education as embracing the development of multimodal semiotic repertoires, and not exclusively of the oral and written modes of verbal language. The analysis also evidences fundamental transformations identified in the practical theory of the educator-researcher and resulting from the experimentation of the theory of multimodality. The main conclusion of the study is the empirical finding that the theory of multimodality constitutes a relevant theoretical tool for the construction of childhood pedagogy and for the professional development of childhood educators. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87447 |
DOI: | 10.47249/rba2020455 |
e-ISSN: | 2446-8584 |
Versão da editora: | https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/455 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
455-Texto do Artigo-1616-1-10-20220712.pdf | 548,52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons