Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88230
Título: | Sabe, señor ministro? Usos argumentativos del verbo saber en el parlamento portugués |
Autor(es): | Marques, Aldina |
Editor(es): | Fuentes Rodríguez, Catalina Brenes Peña, Ester |
Palavras-chave: | Debate político parlamentar Interação Argumentação Discurso Pragmática Verbo saber |
Data: | Dez-2023 |
Editora: | Ediciones Universidad de Navarra |
Citação: | Marques, M. A. (2023) ¿Sabe, señor ministro? Usos argumentativos del verbo saber en el parlamento portugués. In Fuentes Rodríguez, C. & Brenes Peña, E. (Ed.). Macrosintaxis y pragmática del discurso persuasivo (pp. 51-69). Navarra: EUNSA |
Resumo(s): | Os debates parlamentares são constitutivamente agonais (Marques, 2000). A tensão entre adversários mostra-se nas escolhas linguísticas feitas pelos interlocutores, que ganham um valor argumentativo explícito. O verbo saber, pelas características semântico-pragmáticas que possui, é, nos seus usos alocutivos, uma escolha de todos os intervenientes, independentemente do grupo parlamentar (ou governo) a que pertençam. Partimos da hipótese de que as características de género dos debates parlamentares favorecem a escolha destas formas verbais que assumem diferentes funções na construção da argumentação no discurso. O objetivo do presente trabalho é determinar os valores dos usos da forma de alocução “sabe”, em debates parlamentares portugueses e o contributo que traz à construção argumentativa desses discursos. Como dados de análise, selecionámos debates parlamentares portugueses ocorridos entre 2016 e 2022, publicados no Diário da Assembleia da República Portuguesa. A abordagem teórica, pragmático-discursiva, é qualitativa (Martelota & Leitão (1998), complementada por alguns procedimentos quantitativos. Para a análise, em particular, identificamos os contextos sintático-pragmáticos de ocorrência da forma alocutiva sabe. Na determinação dos seus funcionamentos discursivos, são relevantes, para além dos valores semânticos do verbo saber, como a factitividade, a distribuição das formas no enunciado e os atos ilocutórios realizados. Sabe mostra ser uma forma multifuncional. Está ao serviço da construção da interação, convocando explicitamente o alocutário-destinatário; focaliza ou intensifica os atos de crítica realizados; implica o adversário-alocutário na verdade do ato assertivo realizado; contribui para a organização sequencial do texto/discurso |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88230 |
ISBN: | 978-84-313-3893-0 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marques.MA_saber.pdf Acesso restrito! | 19,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons