Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89643

TítuloAs revoluções liberais na história local e nacional: visões multiperspetivadas
Outro(s) título(s)The liberal revolutions in local and national history: multiperspectival views
Autor(es)Reis, José Pedro Maia
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveRevolução Liberal
Liberalismo
Multiperspetiva
Explicação multiperspetivada
História local
Liberal Revolution
Liberalism
Multiperspective
Multiperspective explanation
Local history
Data29-Set-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio, descreve a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada (PIPS), realizado no Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolvido no Instituto da Educação da Universidade do Minho. No sentido de desenvolvimento da vertente pedagógica e de investigação, procedeu-se a uma abordagem em torno da Revolução Liberal de 1820, dando especial atenção à multiplicidade de perspetivas e visões sobre esta problemática que não é consensual na historiografia portuguesa devido a ser um tema fraturante e provocar profundas mudanças na sociedade portuguesa em múltiplas áreas. A implementação foi desenvolvida numa turma do 11º ano de escolaridade do distrito de Bragança. O principal objetivo da investigação prende-se com a reflexão sobre a forma como os alunos compreendem a multiperspetividade em história, a partir de fontes diversas sobre a temática do liberalismo, no âmbito da história local e nacional. Procurou-se analisar como a história local pode contribuir para promover nos alunos uma melhor compreensão dos processos históricos nacionais, como o liberalismo, e fomentar uma compreensão sobre multiperspetividade em história. Os dados foram recolhidos a partir de tarefas individuais, tais como questionários de ideias prévias/finais, fichas de trabalho e por último a ficha de metacognição. Estes dados foram analisados de acordo a metodologia de Grounded Theory. Constatou-se que os alunos valorizam a evidência que retiram das fontes, reconhecem que podem existir perspetivas e explicações diferentes sobre a mesma realidade histórica. Alguns alunos já expressam ideias mais elaboradas ao nível da multiperspetiva, procurando relacionar a explicação multiperspetivada com a evidência histórica das fontes, estabelecendo várias conexões entre factos a nível local e nacional. Reconhecem a provisoriedade da narrativa multipespetivada, atendendo à autoria, à época e ao contexto em que foi produzida.
This internship report describes the implementation of the Project of Supervised Pedagogical Intervention (PIPS), carried out in the Master in History Teaching in the 3rd cycle of basic education and secondary education, developed in the Institute of Education at the University of Minho. To develop the pedagogical and research aspects, an approach was made around the 1820 Liberal Revolution, giving special attention to the multiplicity of perspectives and views on this problematic that is not consensual in the Portuguese historiography, since it is a fractious theme and that it provokes deep changes in the Portuguese society in multiple areas. The implementation was developed in a class of 11th grade from the district of Bragança. The main goal of the investigation is related with the reflection about the way the students understand the multiperspectivity in history, from several sources about the liberalism theme, in the scope of the local and national history. The aim was to analyze how local history can contribute to promote in the students a better understanding of national historical processes, such as liberalism, and to foster an understanding about multiperspectivity in history. Data were collected from individual tasks, such as pre-/final ideas questionnaires, worksheets and finally the metacognition form. These data were analysed according to Grounded Theory methodology. It was found that students value the evidence they take from the sources, they recognize that there can be different perspectives and explanations about the same historical reality. Some students already express more elaborate ideas at the multiperspective level, trying to relate the multiperspective explanation with the historical evidence from the sources, establishing several connections between facts at local and national level. They recognise the provisionality of the multiperspectival narrative, given the authorship, the time and the context in which it was produced.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89643
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose Pedro Maia dos Reis.pdfRelatório de estágio1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID