Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90914

TítuloEnsinar Português num período pós-pandemia: recuperar e consolidar as aprendizagens
Outro(s) título(s)Teaching portuguese in a post-pandemic period: recovering and consolidating learning
Autor(es)Pitães, Márcia Isabel da Costa
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveEnsino
Observação
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Teaching
Observation
Reflection
Professional development
Data20-Dez-2022
Resumo(s)O presente relatório faz parte do plano de trabalho preconizado no Curso de Mestrado em Ensino de Português 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica. Com este documento pretende-se descrever e avaliar os resultados obtidos decorrentes da prática aplicada e efetuada no ano letivo 2021/2022, no leccionamento da disciplina de Português numa turma do 7.º ano e numa de 10.ºano de escolaridade, numa escola do centro de Braga, o que permitiu desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais: observação, cooperação, regência, participação e desenvolvimento de atividades no contexto educativo, nomeadamente nos diferentes domínios expressos nas Aprendizagens Essenciais. É de salientar que este percurso, apesar de ser uma base da identidade profissional docente, não é estanque e estará em constante mudança e evolução para uma formação contínua ao longo da vida. Desta forma, o relatório de estágio surge como proposta para discussão, com o intuito de obter o Grau de Mestre em Ensino de Português, futuramente.
This report is part of the work plan recommended in the Master's Course in the of Teaching of Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and in the Secondary Education, within the Curricular Unit of Pedagogical Practice. With this work we intend to describe and evaluate the results obtained from the practice applied and carried out in the academic year 2021/2022, in the teaching of Portuguese in a 7th grade class and in a 10th grade class, in a school in the centre of Braga, which made it possible to develop personal, social and professional skills: observation, cooperation, conducting, participation and development of activities in the educational context, namely in the different domains expressed in the Essential Learning. It should be noted that this path, despite being a basis of the teaching professional identity, it isn’t static and will be in constant move and evolution towards continuous training throughout life. In this way, the internship report appears as a proposal for discussion, with the aim of obtaining the Master's Degree in Portuguese Teaching, in the future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90914
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marcia Isabel Costa Pitaes.pdfRelatório de estágio2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID