Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90914
Título: | Ensinar Português num período pós-pandemia: recuperar e consolidar as aprendizagens |
Outro(s) título(s): | Teaching portuguese in a post-pandemic period: recovering and consolidating learning |
Autor(es): | Pitães, Márcia Isabel da Costa |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Ensino Observação Reflexão Desenvolvimento profissional Teaching Observation Reflection Professional development |
Data: | 20-Dez-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório faz parte do plano de trabalho preconizado no Curso de Mestrado
em Ensino de Português 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no âmbito da
Unidade Curricular da Prática Pedagógica.
Com este documento pretende-se descrever e avaliar os resultados obtidos decorrentes
da prática aplicada e efetuada no ano letivo 2021/2022, no leccionamento da disciplina de
Português numa turma do 7.º ano e numa de 10.ºano de escolaridade, numa escola do centro
de Braga, o que permitiu desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais:
observação, cooperação, regência, participação e desenvolvimento de atividades no contexto
educativo, nomeadamente nos diferentes domínios expressos nas Aprendizagens Essenciais.
É de salientar que este percurso, apesar de ser uma base da identidade profissional
docente, não é estanque e estará em constante mudança e evolução para uma formação
contínua ao longo da vida.
Desta forma, o relatório de estágio surge como proposta para discussão, com o intuito
de obter o Grau de Mestre em Ensino de Português, futuramente. This report is part of the work plan recommended in the Master's Course in the of Teaching of Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and in the Secondary Education, within the Curricular Unit of Pedagogical Practice. With this work we intend to describe and evaluate the results obtained from the practice applied and carried out in the academic year 2021/2022, in the teaching of Portuguese in a 7th grade class and in a 10th grade class, in a school in the centre of Braga, which made it possible to develop personal, social and professional skills: observation, cooperation, conducting, participation and development of activities in the educational context, namely in the different domains expressed in the Essential Learning. It should be noted that this path, despite being a basis of the teaching professional identity, it isn’t static and will be in constant move and evolution towards continuous training throughout life. In this way, the internship report appears as a proposal for discussion, with the aim of obtaining the Master's Degree in Portuguese Teaching, in the future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90914 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia Isabel Costa Pitaes.pdf | Relatório de estágio | 2,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons