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https://hdl.handle.net/1822/90997
Título: | O desenvolvimento da competência variacional oral em PLE. Relato de uma experiência com alunos de nível B1 |
Outro(s) título(s): | The development of receptive variational competence. An account of an experience with B1 level students |
Autor(es): | Dias, Mariana Araújo |
Orientador(es): | Ramon, Micaela |
Palavras-chave: | Competência variacional recetiva Compreensão oral Materiais didáticos Português língua estrangeira Português língua pluricêntrica Oral comprehension Portuguese as a foreign language Portuguese as a pluricentric language Receptive variational competence Teaching materials |
Data: | 28-Mar-2024 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio é o resultado da prática desenvolvida no âmbito do estágio curricular,
elaborado como componente de avaliação do segundo ano do Mestrado de Português Língua Não
Materna – Português Língua Estrangeira / Português Língua Segunda (PLNM – PLE / PL2), da
Universidade do Minho. A experiência envolveu a condução de 30 sessões da disciplina de Práticas de
Audição e Conversação com alunos do nível B1/B1+ do 29º Curso Anual de Português Língua
Estrangeira, promovido pelo BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho. Durante este
período, o foco foi promover o desenvolvimento de uma competência variacional recetiva, segundo o
conceito proposto por Reimann (2011), adotando uma perspetiva pluricêntrica da língua portuguesa.
Este relatório tem como objetivo descrever as práticas didáticas aplicadas no decorrer do período de
estágio curricular, contextualizando-as teoricamente à luz do estado atual da pesquisa. A primeira parte
apresenta um breve enquadramento teórico sobre a natureza pluricêntrica da língua portuguesa e o
conceito e potencialidades didáticas da competência variacional recetiva. A segunda parte consiste num
relato das práticas curriculares implementadas, onde se apresentam as planificações, atividades e
materiais didáticos criados ao longo do estágio para desenvolver tal competência.
A experiência relatada visa argumentar que a competência variacional recetiva é cada vez mais essencial
para os aprendentes de português como língua estrangeira, não apenas porque promove o ensino do
português como língua estrangeira sob uma perspetiva pluricêntrica, mas também porque capacita os
alunos para enfrentar situações de comunicação diversas no seu quotidiano. Para alcançar esse fim, são
propostas atividades letivas com as quais se pretende aprimorar a competência variacional recetiva de
alunos de nível B1, conforme definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
(QECRL). The present report is the result of the internship project conducted as an assessment component for the second year of the Master's Degree in Portuguese as a Non-Native Language - Portuguese as a Foreign Language / Portuguese as a Second Language (PLNM - PLE / PL2), by the University of Minho. This internship involved conducting 30 sessions of the “Listening and Speaking Practices” module with students at the B1/B1+ level of the 29th Annual Course in Portuguese as a Foreign Language, offered by BabeliUM - The Language Center at the University of Minho. During this period, the focus was on promoting the development of receptive variational competence, following the concept proposed by Reimann (2011), adopting a pluricentric perspective of the Portuguese language. The purpose of this report is to describe the didactic practices applied during the curricular internship period, providing theoretical context based on the current state of research. The first part offers a brief theoretical framework on the pluricentric nature of the Portuguese language and the concept and didactic potential of receptive variational competence. The second part consists of an account of the implemented teaching practices, where the lesson plans, activities and teaching materials composed throughout the internship are presented. The reported experience aims to argue that receptive variational competence is increasingly essential for Portuguese learners as a foreign language. This is not only because it promotes the teaching of Portuguese as a foreign language from a pluricentric perspective but also because it empowers students to handle diverse communication situations in their daily lives. To achieve this goal, several teaching activities are proposed to enhance the receptive variational competence of B1-level students, as defined by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) – Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90997 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mariana Araujo Dias.pdf | Relatório de estágio | 15,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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