Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91989

TítuloCiência e literatura: uma abordagem articulada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Science and literature: an articulated approach in the Preschool and Primary School contexts
Autor(es)Costa, Cristina Isabel Vilaça da
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveAbordagem articulada
Ensino-aprendizagem das ciências
Literatura para a infância
Articulated approach
Science teaching-learning
Children's literature
Data4-Jan-2023
Resumo(s)O presente relatório de estágio contempla o resultado do projeto de intervenção e investigação realizado nos contextos de Educação Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que foi realizado no decorrer da prática de ensino supervisionada. Para a investigação participaram dois grupos diferenciados: um com 25 crianças da Educação Pré-Escolar (EPE), com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e uma turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que era constituída por 19 alunos. Após a observação participada em ambos os contextos e conhecidos os interesses e dificuldades/ necessidades das crianças, a intencionalidade educativa da educadora e professora, as potencialidades de ambos os contextos e aliando os conhecimentos teóricos que possuía, estabeleci um foco de intervenção – envolver as crianças e alunos em atividades que permitissem a articulação das Ciências com a Literatura levando à aquisição de diversos conhecimentos, atitudes e valores. O plano de investigação desenvolvido seguiu a Metodologia de Investigação-Ação (IA) e com o intuito de alcançar todos os objetivos pedagógicos traçados a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), o Modelo High Scope (HS) e a Metodologia de investigação em ciências foram pilares fundamentais para observar, escutar as crianças e planificar atividades sustentadas por uma perspetiva socioconstrutivista que permitisse tornar os processos de ensino-aprendizagem mais significativos, potenciando a aprendizagem pela ação e participação. Face ao exposto foi também estabelecido um foco de investigação – perceber se a articulação entre as ciências e a literatura é potenciadora ou traz constrangimentos para aprendizagem das crianças e alunos – percebendo, assim, de que modo é que a utilização de obras de literatura para a infância tem ou não influência na aprendizagem de conteúdos científicos específicos para cada um dos contextos educativos e de que forma é que as obras de literatura para a infância podem estimular o interesse e a curiosidade das crianças relativamente à ciência. Face ao exposto, foram estabelecidos objetivos de intervenção e investigação, posteriormente foram implementadas várias atividades em ambos os contextos e durante essa implementação procedeu-se à recolha de dados através de gravações de áudio, registos fotográficos, notas de campo e realizaram-se diários de bordo. A análise atenta e reflexiva dos diários de bordo auxiliou a perceber a relevância da literatura para a infância no ensino e aprendizagem das ciências, tornando notório o desenvolvimento da linguagem oral, da literacia científica (com a aquisição de diferente vocabulário) e, sobretudo, aumentando o interesse e a motivação das crianças pelas ciências.
This internship report is the result of the intervention project and research carried out in the preschool and elementary school context during the supervised teaching practice. Two different groups participated in the research: one with 25 pre-school children, aged between 3 and 6 years old, and a 1st grade class consisting of 19 students. After the participant observation in both contexts and knowing the children's interests and difficulties/needs, the kindergarten teacher and teacher's educational intentionality, the potential of both contexts and combining the theoretical knowledge I had, I established an intervention focus - involving children and students in activities that would allow the articulation of Sciences with Literature, leading to the acquisition of knowledge, attitudes and values. The developed intervention plan followed the Research-Action Methodology and, in order to achieve all the objectives set, the Project Work Methodology, the HighScope Model and the Science Research Methodology were fundamental pillars to observe, listen to the children and plan activitiessupported by a social constructivist perspective that would make the teaching-learning processes more meaningful, enhancing learning through action and participation. In view of the above, a research focus was also established - to understand if the articulation between science and literature is an enabler or a constraint to children and students' learning - thus understanding how the use of children's literature does or does not influence the learning of scientific content specific to each of the educational contexts and how children's literature can stimulate children's interest and curiosity about science. In view of the above, a set of intervention and research objectives were established and subsequently several activities were implemented in both contexts and during this implementation data was collected through audio recordings, photographic records, field notes, and later logbooks were made. The careful and reflective analysis of the logbooks helped to understand the relevance of children's literature in science teaching and learning, making noticeable the development of oral language, scientific literacy (with the acquisition of different vocabulary) and, above all, increasing children's interest and motivation for science.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91989
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Isabel Vilaca da Costa.pdfRelatório de estágio3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID