Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92060
Título: | A metodologia de trabalho de projeto na promoção da cidadania e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB |
Outro(s) título(s): | Project work methodology in the promotion of citizenship and the learning of English in Primary School |
Autor(es): | Leitão, Rita Isabel Rodrigues |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | 1.º CEB Cidadania Língua inglesa Metodologia de trabalho de projeto. Citizenship English language Primary school Project work methodology |
Data: | 26-Jun-2023 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do
Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho e tem como propósito descrever,
analisar e avaliar a eficácia da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica intitulado A
metodologia de trabalho de projeto na promoção da cidadania e na aprendizagem do Inglês no
1.º CEB. Utilizando a metodologia de trabalho de projeto visa-se, ao mesmo tempo, promover
competências da cidadania e desenvolver as competências comunicativas de produção oral e
escrita.
O Projeto foi desenhado tendo por base textos de referência nacionais e europeus,
destacando-se o papel central da Agenda 2030 como definidora das competências da cidadania
a trabalhadas junto dos alunos. Também as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Inglês
para o 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, contruídas em articulação com o
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Quadro Europeu Comum de Referência
para as Línguas, foi proeminente dado que definiu as competências comunicativas de produção
oral e escrita a serem desenvolvidas pelos alunos.
Neste sentido, o Projeto dividiu-se em três fases principais. A primeira fase focou-se na
análise do contexto de intervenção com a finalidade do desenho do Projeto, a segunda fase
passou por implementar as atividades didáticas, focadas nas competências de cidadania,
integrando momentos de autorregulação da aprendizagem, e a terceira fase implicou a análise
dos produtos dos projetos e a análise das respostas dos questionários de autorregulação.
Da análise dos produtos e dos resultados, foi possível confirmar que os alunos
consideram que a metodologia é potenciadora de uma aprendizagem de sucesso, já que
afirmam ter desenvolvido, de uma forma eficaz, as competências comunicativas de produção
oral e escrita. This Internship Report was developed within the scope of the master’s degree in teaching English for Primary School at the University of Minho and aims to describe, analyse and evaluate the effectiveness of the implementation of the Pedagogical Intervention Project entitled The Methodology of Project Work in the promotion of citizenship and the learning of English in Primary School. By using the Project Work Methodology, the aim is to promote citizenship competences, while developing communicative skills in oral and written production. The Pedagogical Intervention Project was designed based on national and European reference texts, with the central role of the 2030 Agenda as the definer of the citizenship competences to be worked on with students. The Essential Learnings of the English subject for the 4th year of schooling in Primary School, constructed in articulation with the Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória and the Common European Framework of Reference for Languages, was also prominent since it defined the communicative skills in oral and written production to be developed by the students. In this sense, the Project was divided in three main phases. The first phase focused on analysing of the intervention context to better design the Project, the second phase involved the implementation of didactic activities focused on citizenship competences, integrating moments of self-assessment, and the third phase involved analysing the project products and the analysing the answers to the self-assessment questionnaires. From the analysis of the products and results, it was possible to confirm that the students consider this methodology to be conducive to successful learning, as they state that they have effectively developed their communicative skills in both oral and written production. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92060 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita Isabel Rodrigues Leitao.pdf | Relatório de estágio | 2,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons