Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92100
Título: | Propaganda do Estado Novo como evidência histórica: ideias de estudantes do 12º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | Propaganda of the Estado Novo as historical evidence: ideias of 12th-grade students |
Autor(es): | Lopes, José Pedro da Costa e |
Orientador(es): | Gago, Marília |
Palavras-chave: | Educação histórica Evidência histórica Estado Novo Propaganda History education Historical evidence |
Data: | 14-Dez-2023 |
Resumo(s): | No presente relatório de estágio é apresentada a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica
Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e
no Ensino Secundário, com o seguinte tema: “Propaganda do Estado Novo como Evidência Histórica:
ideias de estudantes do 12º ano de escolaridade”. O projeto foi implementado com os estudantes do
Ensino Secundário Recorrente, no 12º ano de escolaridade, numa escola situada no concelho de
Felgueiras.
O estudo sobre evidência incidiu sobre o tema da Propaganda do Estado Novo, num período em
que a Propaganda exerceu um importante contributo para o crescimento e consolidação do regime do
estado Novo em Portugal. O estudo realizado, teve como finalidade, compreender como é que os
estudantes dão significado(s) ao trabalho com a Evidência Histórica, para a compreensão do Presente,
na tomada das suas decisões, sendo este trabalho desenvolvido através da análise de fontes históricas
distintas, quanto ao suporte (documentos escritos, visuais e audiovisuais) como à mensagem presente
nos mesmos. Pretende-se igualmente compreender a evolução do conhecimento dos estudantes
relativamente à temática estudada, a Propaganda do Estado Novo. Com este estudo, concluiu-se que os
estudantes inicialmente apresentavam ideias vagas acerca dos conceitos substantivos e metahistórico a
trabalhar, revelando dificuldades de análise de diferentes fontes históricas, no entanto, na fase final
alguns estudantes demostraram já uma evolução nos seus conhecimentos, sendo notória a capacidade
de análise e compreensão da mensagem presente em fontes históricas distintas, valorizando as fontes
iconográficas como um elemento importante para a compreensão da História. This internship report presents the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project, carried out as part of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, with the following theme: "Propaganda of the Estado Novo as Historical Evidence: ideas of 12th-grade students". The project was implemented at a school in the municipality of Felgueiras with students in the 12th year of recurrent secondary education. The study on evidence focused on the theme of Propaganda in the Estado Novo, a period in which Propaganda made an essential contribution to the growth and consolidation of the Estado Novo regime in Portugal. The study aimed to understand how students gave meaning to working with historical evidence to understand the present when they make their decisions. This work was carried out by analysing different historical sources, both in terms of the type of their evidence (written, visual and audiovisual documents) and the message they contain. The aim is also to understand how the students' knowledge of the subject studied - Propaganda in the Estado Novo - evolved. Although the students initially had vague ideas about the substantive and metahistorical concepts to be worked on, revealing difficulties in analysing different historical sources, in the final phase, some students showed an evolution in their knowledge. These students could clearly analyse and understand the message in different historical sources, valuing iconographic sources as an essential element for understanding history. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92100 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose Pedro da Costa e Lopes.pdf | Relatório de estágio | 3,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons