Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10110

TítuloCondições para o sucesso em literacia: o exemplo finlandês
Autor(es)Coutinho, Virgínia
Azevedo, Fernando José Fraga de
Palavras-chaveLiteracia
Relatório PISA
Leitura
Biblioteca
Literatura
Data2009
EditoraLidel - Edições Técnicas
CitaçãoAZEVEDO, Fernando José Fraga de ; SARDINHA, M. G., coord. – “Modelos e práticas em literacia”. Lisboa : Lidel, 2009. ISBN 978-972-757-598-5. p. 241-260.
Resumo(s)Este capítulo descreve e analisa os contextos históricos, culturais e educativos finlandeses que emolduram os altos índices em literacia da leitura atingidos por este país, nos estudos internacionais PISA, levados a cabo em 2000, 2003 e 2006, pela OCDE. Os valores nacionais, a economia, a rede de bibliotecas públicas, e sobretudo o sistema educativo, enquadram esta reflexão, que tem como ponto de partida a história, enquanto pano de fundo do que é hoje um dos países mais desenvolvidos do mundo. O artigo apresenta igualmente uma visão daquilo que são as práticas de literacia, neste país, enquadrando-as nos contextos escolares de duas escolas finlandesas, bem como na sociedade de uma pequena cidade do norte do país.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10110
ISBN978-972-757-598-5
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:DCILM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sucesso Literacia_FA.pdf
Acesso restrito!
9,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID