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TítuloComportamentos de risco na Internet por parte de jovens portugueses : um estudo exploratório
Autor(es)Monteiro, Anabela
Gomes, Maria João
Palavras-chaveSegurança
Internet
Comportamentos de risco
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009.” Braga : CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5599-5613.
Resumo(s)A presença na Internet é uma constante no quotidiano de muitos dos nossos alunos, quer em casa quer na escola. O acesso à Internet por parte de crianças e jovens coloca uma série de questões que urge analisar. De facto, se novos horizontes, desafios, oportunidades e perspectivas se podem abrir aos jovens no seu contacto com o mundo da Web, também novos riscos e problemas podem surgir. Como tal, é necessário que as crianças e jovens adquiram uma literacia digital que ultrapasse as competências de uso técnico e inclua dimensões associadas à adopção de comportamentos adequados no ciberespaço, nomeadamente no sentido de evitarem práticas potencialmente fonte de perigos da diversa natureza. Na convicção de que o acesso à informação, ao conhecimento, às novas formas de comunicar e de exercício da cidadania e intervenção social são valores associados à existência digital na Web, importa maximizar as vantagens e potencialidades e reduzir os riscos e desvantagens que dai podem advir. Partindo desta ideia, torna-se importante que as escolas, os professores, os pais e outros educadores cumpram a sua função educativa também neste campo: educar com a Web e para a Web. No sentido de contribuir para este objectivo, desenvolveu-se um estudo centrado na caracterização do tipo de utilização que crianças e jovens portugueses fazem da internet, na caracterização de potenciais comportamentos de risco e na identificação da percepção que estes possuem relativamente a esses comportamentos. Nesta comunicação serão apresentados alguns dos dados decorrentes de um levantamento, através de um inquérito por questionário, realizado a nível nacional, junto de crianças e jovens que frequentam escolas portuguesas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10201
ISBN978-972-8746-71-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

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