Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10580
Título: | Contributos educativos e comunitários do movimento epistemológico da auto-organização: um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos |
Outro(s) título(s): | Educational and communitarian contributions of self-organising epistemological Movement: a self-organising narrative method to the training of adult educator |
Autor(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Epistemologia Auto-organização Método narrativo Holismo Padrões Aprendizagem Educação permanente e comunitária Epistemology Self-organisation Narrative method Holism Patterns Lifelong learning and communitarian education |
Data: | 2007 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Revista: | Educação |
Citação: | Oliveira, C. C. (2007). Contributos educativos e comunitários Movimento Epistemológico da Auto-organização – Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. Educação, 30(1). |
Resumo(s): | Apresenta-se um método narrativo utilizado na formação de educadores (não formais) de adultos, reflectindo sobre os fundamentos epistemológicos do Movimento da Auto-organização (MAO) nos quais ele se baseia. Descreve-se brevemente o seu contexto formativo. Os alicerces epistemológicos do MAO garantem a este método uma dimensão transdisciplinar que promove a educação permanente e comunitária dos formandos; desde uma década que ele tem vindo a ser utilizado e a ser reconhecido como promovendo auto-conhecimento e mudança na vida dos futuros educadores de adultos. On the basis of the interdisciplinary perspective developed within the epistemological movement of self-organisation, and with the help of narrative methodologies used in social sciences, I purpose a method for the training of adult educators. After testing the method over ten years with different groups, there is evidence of having succeeded in attaining its objectives. In this article I describe the nature of the steps of this method, as well as the academic context in which it was conceived and the way it relates to the epistemology associated with the epistemological movement of self-organisation. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10580 |
ISSN: | 0101-465X |
e-ISSN: | 1981-2582 |
Versão da editora: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/545 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_para_Reveduc-_clara_costa_oliveira.pdf | 541,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons