Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10601

TítuloNegociação pedagógica e construção do conhecimento. Um trajecto de reconfiguração das práticas da profissionalidade docente na universidade
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Palavras-chaveNegociação pedagógica
Reconfiguração das práticas da profissionalidade docente
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, José Luís - Negociação pedagógica e construção do conhecimento. Um trajecto de reconfiguração das práticas da profissionalidade docente na universidade. In SILVA, Bento Duarte [et al.], orgs. – “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009” [CD-ROM]. Braga : CIEd, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5161-5171.
Resumo(s)A adesão ao primeiro projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade” constituiu um marco na minha carreira profissional. Foi um momento de transformação sem exigir uma ruptura total com o conhecimento e com as práticas anteriores, deu continuidade a algumas perspectivas, reforçou o afastamento relativamente a outras e implicou a integração de novas ideias. As experiências pedagógicas desenvolvidas têm estado focalizadas na experimentação das seguintes estratégias: negociação da avaliação, pesquisa de informação, debate de ideias, aprendizagem cooperativa e reflexão sobre a aprendizagem. Permitiram olhar para o professor como um prático reflexivo, produtor de conhecimento, em detrimento de uma imagem focalizada apenas na promoção/facilitação da aprendizagem do aluno. A forma de ensinar passou a incluir dimensões que não estavam anteriormente contempladas ou a torná-las mais sistematizadas e explícitas para o aluno. Repercutiu-se, notoriamente, na partilha de poder com os alunos e na transferência de responsabilidade para eles. O papel “activo” atribuído ao aluno passou a ter um significado mais alargado do que anteriormente, passando a incluir a regulação das aprendizagens e a participação, em simultâneo com o professor, na reflexão e indagação das práticas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10601
ISBN978-972-8746-71-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JoseLuisCoelhoSilva_NegociacaoPedagogica.pdfNEGOCIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.263,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID