Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10601
Título: | Negociação pedagógica e construção do conhecimento. Um trajecto de reconfiguração das práticas da profissionalidade docente na universidade |
Autor(es): | Coelho da Silva, José Luís |
Palavras-chave: | Negociação pedagógica Reconfiguração das práticas da profissionalidade docente |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | SILVA, José Luís - Negociação pedagógica e construção do conhecimento. Um trajecto de reconfiguração das práticas da profissionalidade docente na universidade. In SILVA, Bento Duarte [et al.], orgs. – “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009” [CD-ROM]. Braga : CIEd, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5161-5171. |
Resumo(s): | A adesão ao primeiro projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade” constituiu um marco na minha carreira profissional. Foi um momento de transformação sem exigir uma ruptura total com o conhecimento e com as práticas anteriores, deu continuidade a algumas perspectivas, reforçou o afastamento relativamente a outras e implicou a integração de novas ideias. As experiências pedagógicas desenvolvidas têm estado focalizadas na experimentação das seguintes estratégias: negociação da avaliação, pesquisa de informação, debate de ideias, aprendizagem cooperativa e reflexão sobre a aprendizagem. Permitiram olhar para o professor como um prático reflexivo, produtor de conhecimento, em detrimento de uma imagem focalizada apenas na promoção/facilitação da aprendizagem do aluno. A forma de ensinar passou a incluir dimensões que não estavam anteriormente contempladas ou a torná-las mais sistematizadas e explícitas para o aluno. Repercutiu-se, notoriamente, na partilha de poder com os alunos e na transferência de responsabilidade para eles. O papel “activo” atribuído ao aluno passou a ter um significado mais alargado do que anteriormente, passando a incluir a regulação das aprendizagens e a participação, em simultâneo com o professor, na reflexão e indagação das práticas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10601 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoseLuisCoelhoSilva_NegociacaoPedagogica.pdf | NEGOCIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. | 263,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |