Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10730

TítuloMetodologia do estudo do meio
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de
Palavras-chaveDidáctica
Metodologias de ensino
Formação de professores
Ensino primário
1º ciclo do ensino básico
Data2010
EditoraPlural Editores
CitaçãoCARVALHO, Graça Simões de ; FREITAS, Maria Luísa Varela de – “Metodologia do Estudo do Meio.” Luanda : Plural Editores, 2010. ISBN 978-989-611-077-2.
Resumo(s)Com a área do Estudo do Meio do ensino primário de Angola “pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades de observação e relacionamento e favorecer a sua integração social” e “tem como objectivo iniciar a criança no conhecimento sistematizado do ambiente que a rodeia” (INIDE, 2007). O Estudo do Meio “é apresentado como uma área para o qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnologia, a Física, a Química e a Biologia e ainda aspectos que têm a ver com a Moral e o Civismo, procurando assim contribuir para a compreensão progressiva das inter - relações entre a Natureza e a Sociedade” (INIDE, 2007). Entre outros objectivos do Estudo do Meio, destaca-se o seguinte: “Desenvolver alguns processos simples de reconhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar) assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação” (INIDE, 2007). Para abordarmos a metodologia de ensino do Estudo do Meio teremos, antes de mais, de analisar em profundidade as características próprias desta vasta área de ensino que, como acima referimos, implica a intervenção de diversas disciplinas científicas. Neste sentido, iremos inicialmente discutir as questões relacionadas com os conteúdos a serem seleccionados para o Estudo do Meio bem como a necessidade da integração disciplinar para um efectivo ensino globalizado. Clarificamos estes conceitos intrinsecamente associados ao Estudo do Meio, discutindo as metodologias de ensino desta área curricular (Capítulo 1), a organização do ensino do estudo do meio (Capítulo 2), seus objectivos de aprendizagem (Capítulo 3), a construção do sistema de conhecimentos, competências e atitudes (Capítulo 4), métodos e meios de ensino (Capítulo 5) e avaliação (Capítulo 6).
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10730
ISBN978-989-611-077-2
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
DCILM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Metodol_Estudo_do_Meio.pdfLivro2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID