Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10740

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dc.contributor.advisorArezes, P.-
dc.contributor.authorRibeiro, Luís Miguel Paralvas-
dc.date.accessioned2010-07-29T14:29:16Z-
dc.date.available2010-07-29T14:29:16Z-
dc.date.issued2009-11-09-
dc.date.submitted2009-09-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10740-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (área de Especialização Engenharia Humana)por
dc.description.abstractCom o objectivo de contribuir para uma melhoria em termos de saúde dos indivíduos que tenham que efectuar tarefas de manipulação de crianças em automóveis, o presente estudo pretende analisar e compreender a relação entre os factores biomecânicos envolvidos e o surgimento e prevalência de dores músculo-esqueléticas decorrentes da execução destas tarefas. A necessidade de investigar esta relação prende-se com o facto de, neste tipo de manipulação, existirem movimentos repetitivos e posturas essencialmente estáticas que exigem concentração. Foi realizada uma investigação de campo, de natureza descritiva e transversal, por meio de observação directa e indirecta, utilizando como instrumentos um questionário e uma máquina fotográfica digital. O questionário foi desenvolvido especificamente para este estudo, sendo composto por dados de identificação do indivíduo, questões (fechadas) relacionadas com o automóvel e o respectivo dispositivo de retenção de crianças, bem como a avaliação de dores músculo-esqueléticas. Os dados foram recolhidos a partir de uma amostra constituída por 32 inquiridos de ambos os sexos residentes na zona norte do país (Portugal Continental) e decorreu entre Abril e Julho de 2009. A análise e tratamento dos dados envolveu a aplicação da estatística descritiva simples, obtendo-se as medidas centrais e de dispersão das variáveis a analisar. A idade dos inquiridos varia entre os 19 e os 51 anos e, no que diz respeito ao género, a maior concentração (81%) corresponde ao sexo feminino. Através da análise dos resultados verificou-se que na avaliação do desconforto, as pontuações mais desfavoráveis foram atribuídas à zona da coluna (região cervical, dorsal e lombar). Complementarmente foram aplicados 2 métodos de avaliação ergonómica, nomeadamente o guia NIOSH para a avaliação das elevações e o método RULA. Após a aplicação do guia NIOSH verificou-se que o risco é classificado como “aceitável”, logo a tarefa de manipulação de crianças poderá ser realizada pela maior parte das pessoas sem lhe causar problemas de natureza músculo-esquelética. Para avaliar o risco de desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas, em particular pela necessidade de efectuar movimentos repetitivos e em posturas críticas, aplicou-se o método RULA. A aplicação deste método envolveu a análise de 4 posturas corporais distintas. Dos resultados obtidos, verificase que 3 destas posturas (posição inicial; intermédia e quase finalizada da tarefa) correspondem a um risco postural elevado, correspondendo a uma pontuação final de 7 que, segundo indicações do método, torna urgente fazer uma nova investigação, bem como alterar as condições de realização da tarefa. O factor que mais contribui para esta elevada pontuação tem a ver com as características do veículo, nomeadamente o espaço reduzido para aceder ao interior do mesmo, bem como para poder realizar a tarefa de manipular a criança. Por fim, aponta-se a necessidade de se continuar a investigar e a realizar mais estudos sobre a temática, dada a escassez de literatura sobre o tema, bem como pelo facto dos veículos ainda serem projectados e construídos sem se considerar devidamente a necessidade da realização das tarefas analisadas.por
dc.description.abstractIn order to improve the health of individuals who frequently have to handle children in cars, this study aims to analyse and understand the relationship between the involved biomechanical factors and the prevalence of musculoskeletal pain resulting from these tasks. The need to investigate this relationship is related with the fact that this type of task involves repetitive and, mostly, static postures, which also requires concentration and therefore capable of generating psychophysical strain. A cross-sectional and field research was carried out, which has involved direct and indirect observation, using several tools, such as a questionnaire and a digital camera. The questionnaire was specifically developed for this study, comprising data about the individual identification; some (closed) questions related to the automobile characteristics and corresponding children restraint devices, as well as the evaluation of musculoskeletal pain. Data were collected from a sample of 32 respondents of both sexes, living in the north of the country (Portugal Continental) and took place between April and July 2009. The analysis of data involved the application of simple descriptive statistics, using central and dispersion measures of the considered variables. The age of respondents ranges from 19 to 51 years and, with respect to gender, female were in majority (81%). Analyzing the results it is possible to verify that, as far as the discomfort assessment is concerned, people tend to mention the area of the spine (cervical, dorsal and lumbar) as the most frequent painful areas. Additionally, 2 methods for risk assessment were applied, including the NIOSH guide, for evaluating all the lifting tasks, and the RULA method. After the application of the NIOSH guide, it was found that the task associated risk is classified as "acceptable", consequently, the lifting tasks with children may be performed by almost everyone without any particular risk of developing musculoskeletal disorders. To assess the risk of developing musculoskeletal disorders resulting from the handling tasks, in particular the need to perform repetitive movements in critical postures, the RULA method was applied. The application of this method included the analysis of 4 different body postures. From the obtained results, it seems that 3 of these positions (initial, intermediate and „almost final‟ positions) presented a high postural risk, corresponding to a final RULA score of 7 which, according to the method, makes it urgent to make further research and to change the task performing conditions. The major contribute for this high score is related to the vehicle characteristics, such as the limited area for accessing the vehicle interior and to perform the children handling. Finally, it was brought forward the need to continue with the research and to perform further studies in this subject, given the scarce literature in this domain, and the absence of concern regarding these handling tasks in vehicles‟ projects and construction.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectManipulaçãopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAutomóveispor
dc.subjectBiomecânicapor
dc.subjectDesconfortopor
dc.subjectDorpor
dc.subjectLesões músculo-esqueléticapor
dc.subjectHandlingpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectCarspor
dc.subjectBiomechanicspor
dc.subjectDiscomfortpor
dc.subjectPainpor
dc.subjectMusculoskeletalpor
dc.titleAnálise postural e das exigências fisiológicas da movimentação de crianças em automóveispor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc613.65por
dc.subject.udc629.113por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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