Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10768
Título: | Internet como método alternativo de aprendizagem |
Autor(es): | Castro, Liliana Marta Ferreira Barbosa de |
Orientador(es): | Tavares, Adriano Afonso, João L. |
Data: | 29-Set-2009 |
Resumo(s): | Uma sala, um professor e os seus alunos... este tem sido o modelo até ao advento da Internet. Com a massificação da utilização da Internet, novos conteúdos e novas práticas têm surgido para assistir e mesmo complementar os actuais processos de ensino, nomeadamente o e-learning. Nesta dissertação de mestrado são documentadas importantes vantagens na utilização da Internet e do e-learning e exploradas novas ferramentas de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, nomeadamente, o Moodle. O Moodle, como uma plataforma e-learning Managing System) totalmente gratuita, potencia um ambiente de favorável ao desenvolvimento de uma nova metodologia de ensino/aprendigagem recorrendo a uma poderosa ferramenta com imensas potencialidades. No decorrer da dissertação do mestrado também foi implementado uma aplicação que permitiu que os alunos colocassem os seus trabalhos no âmbito da disciplina de Complementos de Electrónica de Potência e Energias Renováveis, permitindo a avaliação dos trabalhos pelos seus colegas e posterior comparação com a avaliação do Docente. Este processo permitiu que os alunos absorvessem os conteúdos da disciplina através dos trabalhos dos outros alunos, os quais eram necessário ler antes de efectuar a avaliação. No fim do projecto, foi possível recolher dados estatísticos de performance dos alunos, comparando-os com o histórico das notas obtidas em anos anteriores. A classroom, the Teacher and Students... this has been the model before the Internet advent. With the massive usage of the Internet, new contents and new practises are surfacing to aide and even complement the actual teaching methodologies, namely the e-learning. This thesis document details important advantahes in the usage of the Internet, e-learning and explores new supporting tools to the learning/teaching process, namely, Moodle. Moodle, as an Open Source e-learning platform (LMS - Learning Managing System), provides an optimal environment to the appearence of new teaching/learning methodologies. During this it was developed a new application that allowed the students to upload their documents with the purpose of evaluation by their colleague students. With this practice, the students were obligated to grasp the contents of the subjects "Complementos de Electrónica de Potência" and "Energias Renováveis" in order to make e valid evaluation of the colleagues work. Afterwards the results were compared with the evaluation provided by the teacher. This way it was possible to gather statistical information that was compared with previous years's results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Electrónica Industrial (área de especialização em Automação e Robótica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10768 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEI - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Liliana_Julho 2009.pdf Acesso restrito! | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |