Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10768

TítuloInternet como método alternativo de aprendizagem
Autor(es)Castro, Liliana Marta Ferreira Barbosa de
Orientador(es)Tavares, Adriano
Afonso, João L.
Data29-Set-2009
Resumo(s)Uma sala, um professor e os seus alunos... este tem sido o modelo até ao advento da Internet. Com a massificação da utilização da Internet, novos conteúdos e novas práticas têm surgido para assistir e mesmo complementar os actuais processos de ensino, nomeadamente o e-learning. Nesta dissertação de mestrado são documentadas importantes vantagens na utilização da Internet e do e-learning e exploradas novas ferramentas de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, nomeadamente, o Moodle. O Moodle, como uma plataforma e-learning Managing System) totalmente gratuita, potencia um ambiente de favorável ao desenvolvimento de uma nova metodologia de ensino/aprendigagem recorrendo a uma poderosa ferramenta com imensas potencialidades. No decorrer da dissertação do mestrado também foi implementado uma aplicação que permitiu que os alunos colocassem os seus trabalhos no âmbito da disciplina de Complementos de Electrónica de Potência e Energias Renováveis, permitindo a avaliação dos trabalhos pelos seus colegas e posterior comparação com a avaliação do Docente. Este processo permitiu que os alunos absorvessem os conteúdos da disciplina através dos trabalhos dos outros alunos, os quais eram necessário ler antes de efectuar a avaliação. No fim do projecto, foi possível recolher dados estatísticos de performance dos alunos, comparando-os com o histórico das notas obtidas em anos anteriores.
A classroom, the Teacher and Students... this has been the model before the Internet advent. With the massive usage of the Internet, new contents and new practises are surfacing to aide and even complement the actual teaching methodologies, namely the e-learning. This thesis document details important advantahes in the usage of the Internet, e-learning and explores new supporting tools to the learning/teaching process, namely, Moodle. Moodle, as an Open Source e-learning platform (LMS - Learning Managing System), provides an optimal environment to the appearence of new teaching/learning methodologies. During this it was developed a new application that allowed the students to upload their documents with the purpose of evaluation by their colleague students. With this practice, the students were obligated to grasp the contents of the subjects "Complementos de Electrónica de Potência" and "Energias Renováveis" in order to make e valid evaluation of the colleagues work. Afterwards the results were compared with the evaluation provided by the teacher. This way it was possible to gather statistical information that was compared with previous years's results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Electrónica Industrial (área de especialização em Automação e Robótica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10768
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Liliana_Julho 2009.pdf
Acesso restrito!
2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID