Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1080

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Helena-
dc.contributor.authorPires, Helena-
dc.date.accessioned2005-04-14T13:02:30Z-
dc.date.available2005-04-14T13:02:30Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/1080-
dc.descriptionComunicação apresentada ao LUSOCOM, 6, Covilhã, 2004.eng
dc.description.abstractActualmente, as cidades mostram-se revestidas de imagens diversas, desde as sinalizações de trânsito e outras, até aos graffiti e ainda aos múltiplos letreiros dos estabelecimentos comerciais e de serviços que, mais ou menos ostensivamente, nos apontam o seu estandarte num cenário já de si visualmente saturado e desarrumado ao olhar. Pelo seu impacto, posição estratégica e estreita imbricação com a arquitectura urbana, bem como com todas as suas estruturas, nomeadamente as de mobilidade, a publicidade exterior, nos seus vários formatos e suportes, aparece como um meio de comunicação privilegiado, inscrito num processo de estetização geral da paisagem urbana. Tal significa que a experiência sensível contemporânea é em parte configurada por estas imagens publicitárias, num contexto específico e em determinadas condições de percepção. Trata-se de um cenário em constante mutação, quer devido às próprias características inerentes à natureza publicitária - pautada por uma efemeridade e sazonalidade implacáveis –, quer porque os seus suportes físicos se adaptam, numa perfeita relação com o meio, à própria dinâmica das estruturas urbanas. Interrogarmo-nos e reflectirmos sobre estas questões, sobretudo procurando compreender as suas implicações no quadro de um mundo cada vez mais mediatizado e aparentemente menos experienciado, é o objectivo a que aqui nos propomos.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectPaisagem urbanaeng
dc.subjectPublicidade exterioreng
dc.titleA paisagem urbana e a publicidade exterior: um cenário vivo na configuração da experiência do sentireng
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
hgoncalves_hpires_VILUSOCOM_2004.pdf102 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID