Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10917
Título: | Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte |
Autor(es): | Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais Aprendizagem Redes socias Orkut |
Data: | 22-Set-2010 |
Citação: | “Revista Prisma”. ISSN 1646-3153. 1-25. 11 (Set. 2010) 1-25. |
Resumo(s): | Nesta comunicação vamos equacionar o potencial educativo das redes sociais a partir de uma revisão de literatura que envolveu a análise de estudos em que a rede social Orkut foi integrada com sucesso no elenco curricular do ensino superior e não superior. Começamos por conceptualizar o conceito de rede social virtual, para, na fase seguinte, apresentarmos a rede social Orkut destacando-se os princípios básicos que presidiram à sua criação bem como as funcionalidades técnicas que a individualizam e lhe conferem potencial para utilização no apoio ao ensino presencial e/ou a distância. Numa segunda fase apresentamos uma resenha de estudos já realizados com a rede social Orkut, no sentido de inventariar eventuais cenários de integração curricular destas novas ferramentas da Web social num processo de ensino e aprendizagem capaz de propiciar uma aprendizagem construtivista, em que o aluno passa a ser agente activo e responsável pela sua própria aprendizagem utilizando para isso um arsenal de ferramentas que contribuem não só para a pesquisa, mas também oferecem condições para que o conhecimento seja construído, partilhado e socializado no mundo global. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10917 |
ISSN: | 1646-3153 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
09_PRISMARedes_Sociais_Curriculo.pdf | Documento pdf | 282,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |