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TítuloAvaliação da maturidade para a escolha profissional: estudo comparativo com alunos do ensino médio provindos de escolas da rede pública e da rede particular de ensino no Brasil
Autor(es)Melo-Silva, Lucy
Junqueira, Maria Luiza
Faria, Liliana
Palavras-chaveEscolha profissional
Maturidade vocacional
Data2008
CitaçãoCONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA : FORMAS E CONTEXTOS, 13, Braga, Portugal, 2008 – “Conferência Internacional de Avaliação Psicológica : Formas e Contextos”. [S.l. : s.n., 2008].
Resumo(s)Para escolher uma profissão o jovem precisa comprometer-se, responsabilizar-se, cumprir certas tarefas de desenvolvimento, entre elas, aumentar a auto-regulação (autocontrole), conseguir independência emocional dos pais e das figuras de autoridade, confiar em suas habilidades e definir seus interesses, preparar-se para a vida adulta em um mundo também em rápida metamorfose (Melo-Silva, 2002). Em geral, da adolescência ao início da idade adulta a tarefa principal é a escolha da profissão. A maturidade para executá-la é composta por atitudes e conhecimentos que o indivíduo deve adquirir a fim de elaborar uma escolha consciente. Nesse sentido, o presente estudo tem por objectivo verificar se o nível da maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio no Brasil varia segundo o tipo de instituição de ensino - pública ou particular. Os dados foram recolhidos da documentação referente aos atendimentos realizados pelo Serviço de Orientação Profissional, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil, referentes ao ano de 2004. De uma população de 120 clientes inscritos, a amostra foi composta por 79 participantes, dos quais 14 de escolas públicas e 65 de escolas privadas, sendo 24 do sexo masculino e 55 do sexo feminino, com idades entre 15 e 21 anos e cursando a 1ª, 2ª ou 3ª série, ou completado o ensino médio, que foram atendidos no SOP. O instrumento utilizado foi a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP (Neiva, 1999). Este instrumento avalia tanto a maturidade para a escolha profissional total quanto seus elementos componentes, que estão divididos em cinco sub-escalas: determinação, responsabilidade, independência, autoconhecimento e conhecimento da realidade profissional. A análise dos dados compara se existem diferenças significativas no nivel de maturidade para a escolha profissional também segundo o gênero e a série escolar dos participantes. Discutem-se os resultados a partir da caracterização dos usuários do serviço, sobre a forma como este importante construto – maturidade para a escolha profissional – varia nos indivíduos, e de como esse conhecimento pode concorrer para o aprimoramento das intervenções da área, e na avaliação de processos e resultados da intervenção em orientação vocacional.
TipoPoster em conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10961
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

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