Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10994

TítuloJovens em situação de rua : uma realidade na ilha verde
Autor(es)Rocha, Maria de Fátima Pereira da
Orientador(es)Fernandes, Natália
Palavras-chaveInfância
Juventude
Crianças em risco
Jovens de/na e em situação de rua
Família
Escola
Problemas sociais
Children
Youth
Children at risk
Young de/na and in street situation
Family
School
Social problems
Enfants
Jeunes
Enfants à risque
Les jeunes de/en et en situation de rue
De la famille
L'école
Les problèmes sociaux
Data27-Nov-2009
Resumo(s)O presente estudo pretendeu abordar as problemáticas das crianças em situação de rua num contexto insular e caracterizar o projecto de intervenção da valência de Animação de Rua do Instituto de Apoio à Criança – Açores. Dia após dia, as ruas da cidade de Ponta Delgada, S. Miguel – Açores, são frequentadas por jovens adolescentes, que abandonaram a escola ou se sentem desmotivados, sem interesse em frequentá-la e que ingressaram em quadros de delinquência, droga e prostituição. Todavia, estes não são os chamados "meninos em situação de rua", uma vez que a maioria deles vivem com as suas famílias biológicas. Procuram neste espaço, tudo o que a infância perdida lhes “roubou”: família, afecto, respeito, aventura… porque a rua é para eles um contexto onde mandam, desmandam e cujas regras são definidas por eles. Numa dissertação em que os jovens em situação de rua são os personagens principais, que motivam todo o trabalho dos técnicos, pretendeu-se entrar no seu mundo, seguir o trilho das suas mil andanças e das suas histórias de vida e recuperar as suas vozes, bem como as dos técnicos, para caracterizar estes modos de vida. Através de entrevistas semi-estruturadas, com jovens em situação de rua, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos, foi possível perceber os motivos que levaram os jovens em situação de rua a escolherem este local como opção de vida bem como a relação que mantêm com o mesmo e as suas famílias. Por outro lado, ao recolher o testemunho dos técnicos da valência de Animação de rua permitiu-nos percepcionar o dia-a-dia dos técnicos bem como as dinâmicas e estratégias de intervenção que estes adoptam no sentido de cativar o seu público-alvo. Por último, mas não menos relevante, pretendeu-se compreender de que modo é que estes jovens em situação de rua vêem o trabalho desenvolvido pelos técnicos da valência.
This study sought to address the problems of children in the streets in an insular context and characterize the project's intervention valence of Street Performances of the Institute of Child Support - Azores. Day after day, the streets of Ponta Delgada, S. Miguel - Azores, are frequented by young teenagers who dropped out of school or feel unmotivated, uninterested in attending school and entered the scenes of crime, drugs and prostitution. However, these are not the so-called "youth on the street," since most of them are living with their biological families. They seek on the streets all that was ´robbed’ from their childhood: family, affection, respect and adventure ... because the street is a place where they are able to be in charge and rule by laws which are defined by them. In a thesis in which young people in the streets are the main characters, which motivate all of the technicians work, we intended to enter their world, following their trail and their life stories and recover their voices, as well as the technicians, to characterize this way of living. Through semi-structured interviews with the young people living on the streets, of both sexes, aged between 14 and 18 years, it was possible to understand the reasons why young people in the streets choose this location and this lifestyle, as well as, the relationship they have with it and their families. On the other hand, in taking the testimony of the technicians of the valence of Street Performances, it allowed us to understand the day-to-day of the technicians, as well as the dynamics and intervention strategies they adopted in order to captivate their audience. Last but not least, we sought to understand how these young people in the streets see the work developed by the technicians valence
Cette étude a aussi bien tente d´aborder les problématiques autour dés “enfants en situation de la rue “ dans un contexte insulaire qui caractérise le projet d'intervention “ équipe d' intervention spécialisé “ d' animation de la rue de l´institut de soutien á l' enfant – Açores. Jour après jour, les rues de Ponta Delgada S Miguel Açores sont fréquentées par dés adolescents en rupture sociale. Ils ont arrêté leurs études, ils se sentent démotives ou bien ne retrouvent aucun intérêt á se rendre à l´école, ou encore ils ont entré dans l´engrenage de la drogue, de la délinquance ou de la prostitution. Quoiqu´il en soit il ne s ´agit pas de là dés “ enfants en situation de la rue” puisque ces dernier vivent encore et pour la plupart d´ entre eux, avec leur familles biologique. C´est dans cette espace d ´entre eux qu’ ´ils recherchent ce qu’ il n´ont pas eu devant leur enfance: sentiment de appartienne á une famille, dés affects, du respect, de l'aventure. Leur enfance leur a été en quelque sorte volée. Dans la rue, ils ont leur univers où ils décident des règles en tenant les rennes ou en les changeant à leur guise. C´est sous la forme d une dissertation ou les jeunes en rupture sociale apparaissent comme des personnage principaux que nous avons choisit pour représenter au mieux leur univers, en suivant leur périples, en partageant leur histoires, leur vécu a travers le récit de leur vie. C' est donc par ce hais là que nous avons tente de nous imprégner au plus prés de leur réalité afin de caractérisés leurs modes de vie. Tout ceci motive l 'équipe éducative á poursuivre leur travail auprès de ces jeunes. Nous avons repérer ce qui peut pousser les jeunes en rupture sociale à choisir ce mode de vie tout en maintenant les liens avec leur famille. C´est a travers dés entretiens semi – ouvert auprès dés jeunes de la rue, dés deux sexes, âgés entre 14 et 18 ans, que cela fut possible. De plus, nous avons pu recueillir dés témoignage de l équipe éducative ce qui nous a permis de percevoir leur quotidien á travers les dynamiques employées et dés stratégies utilisées afin de les attirer vers un autre chemin. Enfin, nous avons également tente de comprendre comment ces jeunes perçoivent le travail élaboré par l´équipe d animation de la rue.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10994
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf4,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID