Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11015
Título: | As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar |
Autor(es): | Raposo, Mónica Mendes |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena G. L. |
Data: | 24-Nov-2009 |
Resumo(s): | O presente trabalho teve como principal objectivo contribuir para a melhoria das
práticas da Educação Musical em contexto pré-escolar. Nesse sentido, e tal como é
defendido por todos os pedagogos, considerou-se que a divulgação do repertório
tradicional português constitui uma das vias privilegiadas para essa melhoria. Tendo em conta a idade das crianças no ensino pré-escolar, bem como a escassez
de materiais de apoio às actividades musicais para esse grupo etário, considerou-se que
as canções de embalar poderiam ser, a este nível, um objecto de estudo cativante e
inovador. Por essa razão, procedeu-se à recolha e selecção de canções de embalar
presentes em diversos cancioneiros de música tradicional portuguesa, de forma a criar
um campo de acção propício a novas sugestões didácticas para apoio ao
desenvolvimento de actividades musicais no contexto de Jardim-de-Infância. Neste sentido, o trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte,
faz-se uma contextualização histórica da posição de diversos autores no que diz respeito
à importância da voz e da canção de cariz tradicional no desenvolvimento musical da
criança, bem como uma reflexão sobre a actualidade e o valor educativo da canção de
embalar. Transmitida em primeiro lugar por familiares, mais concretamente pela mãe, a
canção de embalar constitui um dos primeiros contactos da criança com o mundo que a
rodeia e com a música. Procede-se, posteriormente a uma análise relativa às Orientações
Curriculares para a Educação Pré-Escolar e às metodologias e processos de ensino – aprendizagem praticadas neste nível etário. Assim, reflecte-se acerca do valor que aqui é
concedido ou não à Expressão Musical, e à urgência que constitui a adaptação dos
modelos e das orientações curriculares a esta área de expressão, no sentido de conduzir a
criança a explorar os diferentes conteúdos, e de despertar consciências para a
importância de uma prática musical sistemática e orientada. Na segunda parte deste trabalho apresentam-se vinte canções de embalar
seleccionadas e devidamente organizadas, e acompanhadas por sugestões didácticas
simples e adequadas às crianças, no sentido de promover o desenvolvimento de diversas
competências musicais através da exploração corporal, vocal e instrumental. The main goal of this project was to create better educational tools to support the teaching of music at pre-schools. With that purpose in mind, that the promotion of Portuguese traditional music was considered a privileged way to achieve that goal (an opinion shared by all pedagogues). Keeping in mind the age of pre-school children, as well as the shortness of backup materials for musical activities for that age group, nursery songs were seen, at this stage, as a seductive and innovative object of study. Therefore, nursery songs from several Portuguese traditional songbooks were collected and organized, in order to create a field of action for new didactic suggestions that might to support the development of musical activities in the pre-school context. Therefore, this work is divided in two parts. In the first part, there is a historical contextualization of the opinion of different authors concerning the value of voice, of traditional songs and of nursery songs for the musical development of young children; nursery songs are passed on by the family, specially by the mother, and are one of the first ways by which young children can get in contact with the world around them and with music. In this first section an analysis of the curricular guidelines and of pre-school teaching methods and techniques, was also made. This analysis allowed for the understanding of the importance attributed to music education in pre-school and underlined the urgent need for the adaptation of curricular models and guidelines for that purpose. In the second part of this project twenty nursery songs were selected and organized nursery songs and presented with pedagogical suggestions, in order to promote the development of different musical skills in young children, trough bodily, vocal and instrumental activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11015 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |