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TítuloEducar para a sexualidade no 1.º CEB: concepções de corpo e identidade sexual/género
Autor(es)Fernandes, Glória Céu de Castro
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveSexualidade
Crianças
Concepções
Identidade
Data2-Dez-2010
EditoraUniversidade da Beira Interior (UBI)
CitaçãoBRANCO, H. P. L. [et al.], eds. – “Educação para a Saúde, Cidadania e Desenvolvimento Sustentado : actas do 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde e do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, Covilhã 2010” [CD-ROM]. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2010. ISBN 978-989-96996-0-1. p. 454-473.
Resumo(s)A educação para a sexualidade foi reforçada pela recente Lei n.º 60/2009, sendo a sua implementação obrigatória a partir do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e tendo como finalidades, entre outras, a valorização da sexualidade e afectividade entre as pessoas no desenvolvimento individual, respeitando o pluralismo das concepções existentes na sociedade portuguesa, bem como a promoção da igualdade entre os sexos. O presente trabalho teve como objectivo principal conhecer as concepções das crianças de 1ºCEB acerca do corpo e da identidade sexual e de género. Realizou-se um estudo transversal, para o que se construiu e validou (por pilotagem) um questionário baseado na técnica de desenho-e-escrita (Brown, 1995; Hayes, 1995; Jowett, 1994). O questionário foi aplicado a uma amostra de conveniência de 177 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade de três escolas de meio rural. Os dados foram tratados estatisticamente no programa SPSS, tendo-se construído categorias de resposta para as questões abertas e aplicado o teste de Qui-quadrado para aferir diferenças significativas. Os resultados apontam para a existência de estereótipos bem definidos de feminilidade e masculinidade. Constatou-se que as concepções de corpo das crianças de 1º e 2º ano são essencialmente de cariz afectivo, enquanto no 3º e no 4º ano se verifica um aumento dos conhecimentos científicos acerca do corpo. A concepção de identidade sexual está ainda marcadamente associada à identidade de género, com actividades, vestuário, características, profissões e tarefas bem distintas para cada sexo. As variáveis independentes sexo e ano de escolaridade revelaram influências nestas concepções.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11214
ISBN978-989-96996-0-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Livros de Actas

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