Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11214
Título: | Educar para a sexualidade no 1.º CEB: concepções de corpo e identidade sexual/género |
Autor(es): | Fernandes, Glória Céu de Castro Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Sexualidade Crianças Concepções Identidade |
Data: | 2-Dez-2010 |
Editora: | Universidade da Beira Interior (UBI) |
Citação: | BRANCO, H. P. L. [et al.], eds. – “Educação para a Saúde, Cidadania e Desenvolvimento Sustentado : actas do 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde e do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, Covilhã 2010” [CD-ROM]. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2010. ISBN 978-989-96996-0-1. p. 454-473. |
Resumo(s): | A educação para a sexualidade foi reforçada pela recente Lei n.º 60/2009, sendo a sua implementação obrigatória a partir do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e tendo como finalidades, entre outras, a valorização da sexualidade e afectividade entre as pessoas no desenvolvimento individual, respeitando o pluralismo das concepções existentes na sociedade portuguesa, bem como a promoção da igualdade entre os sexos. O presente trabalho teve como objectivo principal conhecer as concepções das crianças de 1ºCEB acerca do corpo e da identidade sexual e de género. Realizou-se um estudo transversal, para o que se construiu e validou (por pilotagem) um questionário baseado na técnica de desenho-e-escrita (Brown, 1995; Hayes, 1995; Jowett, 1994). O questionário foi aplicado a uma amostra de conveniência de 177 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade de três escolas de meio rural. Os dados foram tratados estatisticamente no programa SPSS, tendo-se construído categorias de resposta para as questões abertas e aplicado o teste de Qui-quadrado para aferir diferenças significativas. Os resultados apontam para a existência de estereótipos bem definidos de feminilidade e masculinidade. Constatou-se que as concepções de corpo das crianças de 1º e 2º ano são essencialmente de cariz afectivo, enquanto no 3º e no 4º ano se verifica um aumento dos conhecimentos científicos acerca do corpo. A concepção de identidade sexual está ainda marcadamente associada à identidade de género, com actividades, vestuário, características, profissões e tarefas bem distintas para cada sexo. As variáveis independentes sexo e ano de escolaridade revelaram influências nestas concepções. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11214 |
ISBN: | 978-989-96996-0-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3CNES_Fernandes_Anastacio.pdf | Documento principal | 385,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |