Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11518

TítuloDo desenvolvimento do vocabulário e da compreensão leitora no ensino e na aprendizagem do Português : teoria e prática
Autor(es)Freitas, Rosa Maria do Amaral Baptista Pinheiro de
Orientador(es)Castro, Rui Vieira de
Data18-Dez-2009
Resumo(s)Esta dissertação dá conta de um projecto de investigação que se consubstanciou, na sua vertente teórica, na definição de um enquadramento de cujo referencial sobressaem os estudos linguísticos e os estudos literários – do léxico numa perspectiva de teorização semiótico-linguística (Coseriu, 1977; Gadamer, 1977) e semiótico-literária (Aguiar e Silva, 1984). O principal enfoque foi dado aos estudos centrados no conhecimento de vocabulário (Nagy, 1998; Nagy & Herman, 1987; Read, 2000, Schmitt, 2000) e na compreensão leitora (Castro, in Castro & Sousa, 1998; Rudell, 1994; Schoenbach et al., 1999, Sousa, 1993). Definiu-se um quadro metodológico para a construção, desenvolvimento e avaliação de um programa pedagógico-didáctico de intervenção em aula de Português, assente numa organização triádica (Romei, 1996) que se configura num sistema de sistemas (sistema observante, sistema de observação, sistema observado). Definiram-se como objectivos do estudo, os seguintes: Contribuir para a construção de processos promotores do aprofundamento da competência de comunicação verbal, dos alunos; Diagnosticar práticas de leitura de alunos de uma turma de 11º ano de Português, a partir dos seus desempenhos ao nível das competências extrair informação, interpretar, reflectir e avaliar; Explorar as relações entre vocabulário e compreensão leitora ao nível das competências extrair informação, interpretar, reflectir e avaliar, no quadro do programa pedagógico-didáctico de intervenção. Aplicou-se um teste que permitiu diagnosticar o desempenho dos alunos no quadro das competências já referidas, tendo-se programado, depois, um conjunto de actividades a desenvolver em aula, acompanhadas por professores convidados a participar no programa, avaliando os desempenhos dos alunos, tarefa a tarefa, segundo os indicadores considerados para cada competência e de acordo com uma escala avaliativa própria. A comparação dos dados obtidos na aplicação do teste e a partir do programa pedagógico-didáctico, revela-nos que:  Os alunos, globalmente, não têm dificuldade em ―extrair informação‖ de um texto literário;  Quanto à competência ―interpretar‖, o nível de desempenho que os alunos apresentam é mais baixo quando aumenta a dificuldade de realização da tarefa (implicando grau elevado de ambiguidade de palavras ou de inferência);  No que respeita a competência ―reflectir e avaliar‖, os dados obtidos a partir do teste mostramnos que os alunos têm dificuldade em ultrapassar os limites do texto para reflectirem sobre ou avaliarem escolhas de palavras ou sentidos implícitos. A partir dos dados obtidos no programa, verifica-se que, nesta competência, o desempenho dos alunos, na última aula, é avaliado com a classificação máxima (nível avançado).
This thesis presents an investigation project which resulted in the definition of a theoretical context; the referential framework from which both the linguistic and the literary studies are emphasized – of the lexicon under a semiotic-linguistic theorization perspective (Coseriu,1977; Gadamer,1977) as well as of a semiotic-literary one (Aguiar e Silva,1984), it was mainly focussed on studies centred on a study approach on vocabulary knowledge (Nagy, 1998; Nagy & Herman, 1987; Read, 2000; Schmitt, 2000) and also on the reading comprehension (Castro, in Castro & Sousa, 1998; Rudell, 1999; Schoenbach et al., 1999; Sousa, 1993). A methodological frame was defined to create, develop and evaluate a pedagogic-didactic intervention programme to be applied in a Portuguese class, which was based on a threefold organization (Romei, 1996); it takes form in a system of systems (the observant system, the observation system, and the observed system). The following study objectives were defined: To contribute to the construction of promoting processes to deepen the verbal communication of the students; to diagnose reading procedures of the students attending an 11th Form Portuguese class; to extract information, interpret, and reflect and evaluate based on their performances at the level of the competences within the pedagogic-didactic intervention programme. A test was given, which allowed the diagnosis of the performance of the students in the framework of the previously referred competences. Afterwards, a set of activities to be developed in class was planned to be monitored by teachers invited to take part in the programme; they evaluated the performances of the students, task by task, according to the indicators considered for each competence and in accordance to a proper evaluating scale. The comparison of the data obtained from the test and by applying the pedagogic-didactic programme reveals the following:  The students do not globally have difficulties in ―extracting information‖ (reading the lines) from a literary text;  In what concerns the ―comprehension‖ competence (reading between the lines), the level of performance shown by the students is lower when the level of the task difficulty increases (this implies the high level of ambiguity of words and inferences).  As far as the ―reflection and evaluation‖ competence (reading beyond the lines) is concerned, the data obtained from the test point out that students face more difficulties to go beyond the limits of the text in order to reflect it or evaluate word choices, implied meanings. Taking into account the programme data, it is clear that the performance of the students in the last class is evaluated with the highest level (advanced level).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11518
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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