Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11547

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorLobo, Fátima-
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamith-
dc.date.accessioned2011-01-06T14:50:27Z-
dc.date.available2011-01-06T14:50:27Z-
dc.date.issued2009-09-
dc.identifier.citationSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009.” Braga : CIEd, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5058-5068.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-71-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11547-
dc.description.abstractSão frequentes os estudos sobre a transição, adaptação e sucesso académico dos estudantes no ensino superior. Por norma, assume-se que essa transição envolve alguns desafios em termos pessoais, académicos e relacionais e, nem sempre, os estudantes apresentam níveis de autonomia ou beneficiam de estratégias de apoio capazes de suportar os desafios e as dificuldades de desenvolvimento. As investigações sobre esta temática têm privilegiado as variáveis pessoais do aluno e, a par com as características de personalidade, os autores valorizam os projectos de carreira, as relações interpessoais e, em particular o background académico e as estratégias de aprendizagem. Trata-se de uma análise reducionista do problema e das suas variáveis explicativas, importando alargar a pesquisa a dimensões mais ecológicas do contexto académico. Nesta fase, descrevemos o trabalho realizado em torno da fundamentação de uma escala para avaliar o clima académico e suas quatro dimensões (o contexto social, a instituição, o curso e o extra-curricular), justificando o atraso ocorrido na planificação havida com os trabalhos de construção e de validação.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleContexto académico no Ensino Superior : construção e validação de uma "Escala de Clima Académico"por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
t11c380.pdfDocumento principal301,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID