Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11547
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Lobo, Fátima | - |
dc.contributor.author | Cruz, Judite Zamith | - |
dc.date.accessioned | 2011-01-06T14:50:27Z | - |
dc.date.available | 2011-01-06T14:50:27Z | - |
dc.date.issued | 2009-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009.” Braga : CIEd, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5058-5068. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-71-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11547 | - |
dc.description.abstract | São frequentes os estudos sobre a transição, adaptação e sucesso académico dos estudantes no ensino superior. Por norma, assume-se que essa transição envolve alguns desafios em termos pessoais, académicos e relacionais e, nem sempre, os estudantes apresentam níveis de autonomia ou beneficiam de estratégias de apoio capazes de suportar os desafios e as dificuldades de desenvolvimento. As investigações sobre esta temática têm privilegiado as variáveis pessoais do aluno e, a par com as características de personalidade, os autores valorizam os projectos de carreira, as relações interpessoais e, em particular o background académico e as estratégias de aprendizagem. Trata-se de uma análise reducionista do problema e das suas variáveis explicativas, importando alargar a pesquisa a dimensões mais ecológicas do contexto académico. Nesta fase, descrevemos o trabalho realizado em torno da fundamentação de uma escala para avaliar o clima académico e suas quatro dimensões (o contexto social, a instituição, o curso e o extra-curricular), justificando o atraso ocorrido na planificação havida com os trabalhos de construção e de validação. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Contexto académico no Ensino Superior : construção e validação de uma "Escala de Clima Académico" | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
t11c380.pdf | Documento principal | 301,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |