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https://hdl.handle.net/1822/11756
Título: | Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva : fundamento e construção do programa "MAIS" |
Autor(es): | Antunes, Ana Maria Pereira Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Sobredotação Alunos mais capazes Enriquecimento escolar Programa MAIS Giftedness More able students Enrichment MAIS program |
Data: | 16-Fev-2011 |
Editora: | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) |
Citação: | "Sobredotação". ISSN 0875-0106. 67-82. |
Resumo(s): | Neste trabalho reflectimos sobre o apoio psico-educativo que a escola inclusiva pode considerar face aos alunos com altas habilidades, centrando-se especificamente na modalidade de enriquecimento. Este, integrado numa lógica de promoção cognitiva e de “ensinar a pensar” assume, diversas vezes, a forma de programas de enriquecimento, caracterizados por proporcionarem aos alunos mais capazes um conjunto de actividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos, de competências criativas e de pensamento, bem como de características mais sócio-emocionais. Ainda que os programas possam assumir formas distintas, têm surgido investigações que sugerem a importância da combinação de diversas técnicas e estratégias, permitindo um aprofundamento e uma complexificação progressiva dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Neste sentido, o modelo de enriquecimento escolar (Renzulli & Reis, 1997) e o modelo dos três estádios de enriquecimento de Purdue (Feldhusen & Kolloff, 1981) permitem a organização de programas de enriquecimento, apostando na evolução e no aprofundamento dos processos criativos e metacognitivos envolvidos. Partindo do Modelo Triádico de Enriquecimento (Renzulli & Reis, 1997), mais concretamente do enriquecimento tipo II, desenvolvemos e aplicámos o programa de enriquecimento MAIS (Motivação, Aptidão, Inovação e Socialização) numa escola pública do distrito de Braga, junto de 30 alunos, a frequentarem o 2º ciclo do Ensino Básico. Descrevemos as principais características do programa, enfatizando a resolução criativa de problemas e a autoregulação, e finalizamos comentando as limitações do estudo actual e apresentando recomendações para estudos futuros. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11756 |
ISSN: | 0875-0106 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fundamento e Construção do Programa MAIS.pdf | Documento principal | 10,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |