Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12041

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDionísio, Maria de Lourdes-
dc.date.accessioned2011-04-01T15:59:13Z-
dc.date.available2011-04-01T15:59:13Z-
dc.date.issued2006-12-
dc.identifier.citation"Educação em Revista". ISSN 0102-4698. 44 (Dez. 2008) 41-67.por
dc.identifier.issn0102-4698por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12041-
dc.description.abstractPartindo-se de um entendimento de literacia como prática socialmente situada que implica quer a manipulação da palavra escrita, quer comportamentos, valores, crenças, e saberes sobre o que pode ser dito e feito, como e com que “acessórios”, num domínio de prática particular, discutem-se, neste texto, algumas estratégias que, no âmbito da leitura realizada na escola, têm por função assegurar uma dada configuração da literacia e do sujeito que aí é reconhecido como letrado. Para além das estratégias discursivas que, na aula de língua portuguesa e em manuais escolares, conformam as características do leitor legítimo, discutem-se as representações de leitura e de leitor veiculadas pelos textos antologiados num corpus de manuais escolares. Entre as principais conclusões, destaca-se a visão restrita das funções sociais da leitura bem assim como do papel do leitor, construído que é numa prática de aceitação daquilo que uma voz com autoridade define como a prática de leitura que conta naquele contexto.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectDiscurso da aulapor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectPortuguêspor
dc.titleFacetas da literacia: processos de construção do sujeito letradopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage41por
oaire.citationEndPage67por
oaire.citationTitleEducação em Revistapor
oaire.citationVolume44por
sdum.journalEducação em Revistapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educ 44_M Lourdes Dionísio.pdf627,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID