Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12107
Título: | Transição para a Universidade: apresentação e validação do Questionário de Expectativas Académicas (QEA) |
Autor(es): | Soares, Ana Paula Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Questionário Expectativas Académicas Transição Ensino Superior |
Data: | 2001 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
Citação: | SILVA, Bento Duarte da ; ALMEIDA, Leandro S., ed. lit. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 6, Braga, 2001 : actas”. Braga : Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2001. ISBN 972-8098-87-1. Vol. 2. p. 899-909. |
Resumo(s): | O processo de adaptação à Universidade é um processo complexo e dinâmico que envolve uma multiplicidade de factores. Entre eles, as expectativas que os jovens trazem aquando da entrada no Ensino Superior, são uma variável importante a considerar uma vez que, a discrepância entre aquilo que os estudantes esperam que a vida universitária lhes ofereça e aquilo que ela efectivamente lhes poderá proporcionar, pode estar na base de dificuldades acrescidas ao nível da adaptação, da satisfação e do sucesso académico obtido. Neste contexto, o presente estudo procura descrever os procedimentos de construção e validação do Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2000) junto de uma amostra de estudantes universitários (n=1956) inscritos no 1º ano de 42 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12107 |
ISBN: | 972-8098-87-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares & Almeida, 2001.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |