Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12107

TítuloTransição para a Universidade: apresentação e validação do Questionário de Expectativas Académicas (QEA)
Autor(es)Soares, Ana Paula
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveQuestionário Expectativas Académicas
Transição Ensino Superior
Data2001
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
CitaçãoSILVA, Bento Duarte da ; ALMEIDA, Leandro S., ed. lit. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 6, Braga, 2001 : actas”. Braga : Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2001. ISBN 972-8098-87-1. Vol. 2. p. 899-909.
Resumo(s)O processo de adaptação à Universidade é um processo complexo e dinâmico que envolve uma multiplicidade de factores. Entre eles, as expectativas que os jovens trazem aquando da entrada no Ensino Superior, são uma variável importante a considerar uma vez que, a discrepância entre aquilo que os estudantes esperam que a vida universitária lhes ofereça e aquilo que ela efectivamente lhes poderá proporcionar, pode estar na base de dificuldades acrescidas ao nível da adaptação, da satisfação e do sucesso académico obtido. Neste contexto, o presente estudo procura descrever os procedimentos de construção e validação do Questionário de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2000) junto de uma amostra de estudantes universitários (n=1956) inscritos no 1º ano de 42 cursos de licenciatura da Universidade do Minho.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12107
ISBN972-8098-87-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soares & Almeida, 2001.pdf4,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID