Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12343

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDionísio, Maria de Lourdes-
dc.contributor.authorMelo, Maria do Céu-
dc.contributor.authorViseu, Floriano-
dc.date.accessioned2011-05-05T13:27:32Z-
dc.date.available2011-05-05T13:27:32Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.date.submitted2011-01-
dc.identifier.citation"Atos de Pesquisa em Educação". ISSN 1809-0354. 6:1 (Abr. 2011) 94-114.por
dc.identifier.issn1809-0354por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12343-
dc.description.abstractNo quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. O tempo dispensado com o ler e o escrever, a natureza destas atividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem destas várias disciplinas, em contexto sala de aula e fora dela, são as dimensões que aqui estarão em destaque. Os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efetiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Apontam ainda para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem colocar a hipótese de a generalidade dos professores não partilhar conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no desempenho académico.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectDisciplinaspor
dc.subjectPráticas de literaciapor
dc.titleA leitura e a escrita no currículo: a presença ausentepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2350por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage94por
oaire.citationEndPage114por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleAtos de Pesquisa em Educaçãopor
oaire.citationVolume6por
sdum.journalAtos de Pesquisa em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dionísio_Pereira_Viseu.pdfTexto Publicado238,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID