Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12343
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dionísio, Maria de Lourdes | - |
dc.contributor.author | Melo, Maria do Céu | - |
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | - |
dc.date.accessioned | 2011-05-05T13:27:32Z | - |
dc.date.available | 2011-05-05T13:27:32Z | - |
dc.date.issued | 2011-04 | - |
dc.date.submitted | 2011-01 | - |
dc.identifier.citation | "Atos de Pesquisa em Educação". ISSN 1809-0354. 6:1 (Abr. 2011) 94-114. | por |
dc.identifier.issn | 1809-0354 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/12343 | - |
dc.description.abstract | No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. O tempo dispensado com o ler e o escrever, a natureza destas atividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem destas várias disciplinas, em contexto sala de aula e fora dela, são as dimensões que aqui estarão em destaque. Os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efetiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Apontam ainda para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem colocar a hipótese de a generalidade dos professores não partilhar conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no desempenho académico. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Disciplinas | por |
dc.subject | Práticas de literacia | por |
dc.title | A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2350 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 94 | por |
oaire.citationEndPage | 114 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Atos de Pesquisa em Educação | por |
oaire.citationVolume | 6 | por |
sdum.journal | Atos de Pesquisa em Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dionísio_Pereira_Viseu.pdf | Texto Publicado | 238,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |