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TítuloPráticas de literacia nas disciplinas escolares: um estudo em escolas portuguesas
Autor(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Viseu, Floriano
Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveAvaliação
Disciplinas
Práticas de literacia
Evaluation
Content area literacies
DataMai-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)No âmbito do projecto “Práticas de literacia na e para além da sala de aula: condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem” (PTDC/CPECED/ 112604/2009), que pretende cartografar as práticas de escrita e de leitura em contexto escolar, apresentamos, neste texto, dados relativos a uma fase exploratória do estudo. Nesta fase foram questionados professores de Português, Línguas estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, da zona de Braga, Portugal. Em discussão estarão, particularmente, dados descritivos sobre o tempo dispensado com o ler e o escrever, a natureza destas actividades, as suas finalidades, os géneros e os recursos textuais dominantes envolvidos na aprendizagem das várias disciplinas, seja na sala de aula seja fora dela. Embora provisórios, os resultados confirmam conclusões de outros estudos, nomeadamente quanto à fraca presença, nos sistemas escolares europeus, da integração efectiva da leitura e da escrita na aprendizagem dos conteúdos disciplinares (Garbe et al., 2009); apontam ainda para uma pedagogia centrada no manual escolar, mas, sobretudo, permitem hipotetizar que a generalidade dos professores não partilhará conhecimento sobre os papéis da leitura e da escrita no desempenho académico.
In the scope of the research project “Literacy practices in and beyond classrooms: social and pedagogical conditions for learning through reading and writing” (PTDC/CPE-CED/112604/2009) which intends to map reading and writing practices in school contexts, we present in this text data concerning an exploratory moment of the study. In this phase, teachers of Portuguese and foreign languages, History and Geography, Sciences and Mathematics from two Braga schools (2nd and 3rd levels) have been inquired by means of a questionnaire. Particularly, we will consider, for this discussion, descriptive data about time spent with reading and writing practices, the nature of these school activities, their purposes, dominant textual genres and resources involved in the learning of each curricular content, both inside and outside classrooms. Although these are provisional results, they confirm main conclusions from other studies, namely the weak integration, in most European school systems, of reading and writing practices in all content areas (Garbe et al., 2009); these results also point to a pedagogy organised around the school textbook, as well as allow the hypothesis that the majority of teachers may not share knowledge about the relevant roles of reading and writing for academic success.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12766
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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