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TítuloEconomia, popularidade e intenções de voto em Portugal : uma análise longitudinal com dados agregados
Autor(es)Veiga, Francisco José
Veiga, Linda Gonçalves
Palavras-chaveEconomia
Popularidade
Intenções de voto
Portugal
DataFev-2003
EditoraUniversidade do Minho. Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE)
Relatório da Série N.ºNIPE Working Paper series ; 5/2003
Resumo(s)O presente artigo analisa o impacto da economia na popularidade dos governantes e nas intenções de voto dos portugueses. Os resultados das estimações realizadas revelam que: (1) os eleitores portugueses responsabilizam os governantes pela evolução da economia, em particular pelo desemprego; (2) os governos de direita são mais responsabilizados que os de esquerda pela evolução da inflação; (3) a avaliação do desempenho dos governantes é essencialmente retrospectiva. Os dados revelam ainda que a popularidade dos governantes/partidos depende da personalidade do seu líder, que existe erosão da popularidade ao longo de mandatos consecutivos no poder e que os governantes beneficiam de um estado de graça imediatamente após as eleições.
TipoDocumento de trabalho
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1364
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:NIPE - Documentos de Trabalho

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