Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13684
Título: | O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores |
Autor(es): | Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Desenvolviemnto profissional Investigação-ação Ensino e aprendizagem da língua |
Data: | Jul-2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A pedagogia para a autonomia constituiu um dos pilares do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), uma formação oficial de professores do 1º ciclo. Neste texto, discuto o conjunto de factores que, em meu entender, favoreceu a apropriação dessa pedagogia e apresento algumas evidências do processo de mudança vivido pelos professores participantes a esse nível. Defendo a ideia de que esta experiência formativa pode 'informar' a programação de contextos de desenvolvimento profissional no âmbito da promoção da pedagogia da autonomia. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13684 |
ISBN: | 978-989-8525-02-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autonomia_Congresso_Iberico_GT_PA_2011.pdf | Documento principal | 186,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |