Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13821

TítuloEstratégias de gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de português nas escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique) : um estudo exploratório
Autor(es)Baptista, José dos Santos
Orientador(es)Castro, Rui Vieira de
Data2010
Resumo(s)A presente dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português da Universidade do Minho. O estudo faz a análise de estratégias relacionadas com a gestão pedagógica da variação linguística nas aulas de Português nas escolas secundárias; reflecte sobre os procedimentos de gestão das interferências, empréstimos e desvios tendo em conta o desenvolvimento da competência comunicativa na língua de escolarização; a reconstituição de práticas dos professores de Português; por fim, o estudo pretende partilhar experiências pedagógicas na gestão da variação linguística na área do ensino do Português para promover mudanças de atitude nos professores de Língua Portuguesa. O presente estudo vem confirmar não só a frágil preparação psicopedagógica dos docentes de Português em relação a gestão das situações de interferências das línguas maternas, mas também fornecer alguns subsídios para melhorar as práticas de supervisão no ensino do Português. Para a concretização dos objectivos referenciados, privilegiámos a utilização de dois questionários escritos como instrumentos de recolha, confrontando respostas recolhidas de professores do curso de Português da Universidade Pedagógica e de professores de Português das escolas secundárias da cidade de Nampula (Moçambique). A confrontação dos resultados num quadro em que nos permitiu perceber que o professor deve desenvolver a sua capacidade introspectiva para (re)descobrir-se, perceber as suas limitações de actuação, superar as barreiras, reconhecer as fragilidades, assumir os riscos, experimentar novos percursos. E a principal conclusão a que chegamos é que a gestão da variação linguística nas escolas secundárias é pouco consistente.
This thesis was written within the framework of the Master Course on Pedagogic Supervision in the Teaching of Portuguese at the University of Minho. The study relates to the analysis of pedagogic strategic procedures in the context of linguistic variation in Portuguese classes in secondary schools. The author reflects about teachers’ management procedures to deal with different phenomena associated with linguistic variation, taking into account the development of the students’ communicative competence in the language of instruction, i. e. Portuguese, as main aim of Portuguese language teaching. The study focus on the procedures that need to be adopted by the teachers in what concerns pedagogic practices in relation to the management of mother tongue interference situations. It also provides some suggestions which would enable improvements in supervision practices in the teaching of Portuguese. In order to achieve the objectives of the study, two questionnaires were administered as research techniques for data collection. A comparison was made between the answers provided by teacher trainers of the Pedagogic University (Mozambique) who teach Portuguese, and teachers of Portuguese from Nampula City (Mozambique) secondary schools. The outcome of this comparison made visible that the current pedagogic strategies used by the teachers to deal with linguistic variation are nor consistent enough; the author comes to the conclusion that the teachers need to develop their own introspective ability for self-discovery, in order to understand their own performance limitations, to take on risks and to try new approaches.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13821
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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