Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13936
Título: | Implicações do processo na resolução da WebQuest: um estudo com alunos do ensino profissional |
Autor(es): | Carneiro, Anabela Gonçalves |
Orientador(es): | Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Com o surgimento e rápida evolução das novas tecnologias, a escola assume um papel
fundamental na inclusão digital de todos os alunos. Os professores deixam de ser meros transmissores
de conhecimento e passam a guiar os alunos na descoberta e construção da sua aprendizagem. É na
escola que se deve aprender a dominar estas tecnologias e a ser autónomo na procura colaborativa do
seu conhecimento.
Muitas são as ferramentas e metodologias que têm vindo a ser adoptadas com este objectivo.
A WebQuest surge neste contexto educativo, como uma metodologia que visa utilizar a informação
disponível na Web, orientado os alunos na selecção e organização do conhecimento.
Com base no modelo de WebQuest proposto por Bernie Dodge e Tom March, desenvolveu-se
um estudo de tipo quasi-experimental, com duas turmas do segundo ano do ensino profissional, cujo
objectivo foi o de perceber a importância que a estruturação do processo tem durante a resolução da
WebQuest e quais as consequências disso na aprendizagem dos alunos e na realização da tarefa.
A presente investigação implicou a concepção e implementação de duas WebQuests, de longa
duração, em Língua Inglesa, intituladas ―Looking for a Job in a hotel‖. No estudo utilizaram-se os
seguintes instrumentos: pré-teste, diário, um questionário de identificação, dois questionários de
opinião diferenciados para os dois grupos e um questionário de comparação das duas WebQuests.
Os resultados obtidos no pré-teste, através do teste não paramétrico Mann-Whitney U,
permitiram concluir que os grupos eram equivalentes à partida (p=0,966). No final do estudo não se
verificaram diferenças estatisticamente significativas (p=0,180), podendo-se concluir que os
tratamentos são equivalentes.
Apesar dos resultados finais, observámos que os alunos cujo Processo estava em
conformidade com os princípios da WebQuest foram mais rápidos na resolução das tarefas propostas,
pois estavam orientados nos papéis a desempenhar e no que cada elemento do grupo precisava de
explorar, rentabilizando o tempo de execução. A WebQuest potenciou o papel construtivo dos alunos na
compreensão dos conceitos implícitos à temática ―Looking for a Job in a hotel‖, e foi um estímulo
positivo para a aprendizagem da Língua Inglesa Os alunos valorizaram o trabalho desenvolvido,
entenderam ter realizado a actividade com sucesso e consideraram a WebQuest uma experiência
enriquecedora no conjunto das suas aprendizagens. With the uprising and quick evolution of the new technologies, school takes over an essential role in the digital inclusion of all students. Teachers are no longer simple knowledge conveyers and begin to guide their students in the discovery of their learning. It‘s at school one should learn to control these technologies and to be autonomous in the collaborative learning. The WebQuest arises in this educative context as a methodology that aims at using the information available on the Web, guiding the students in the selection and organization of knowledge. Based on the WebQuest model suggested by Bernie Dodge and Tom March, a quasiexperimental study was conducted with two classes in their 2nd year of vocational education, which aims at understanding the importance of the process‘ structure in solving the WebQuest and its implications in the learning and in the task. This research implied the design and application of two long term WebQuests, using the English Language, entitled ―Looking for a job in a hotel‖. The following instruments were used in the study: a pre-test, a diary, a characterization questionnaire, two questionnaires of opinion, different for the two groups, and a WebQuest comparative questionnaire. The pre-test results were compared through the non-parametric Mann-Whitney U test and no significant statistical differences were achieved (p=0,966), meaning that both groups were equivalent before the study was conducted. At the end of the study there were no significant statistical differences (p=0,180), we may conclude that both treatments were equivalent. Despite the final results, we observed that students who had the complete WebQuest Process were quicker to solve the activities, because they were guided in the roles that each element should perform. The WebQuest enhanced students‘ constructive role in the understanding of concepts related to the thematic ―Looking for a job in a hotel‖. Students valued the work developed; they accomplished the activity successfully and considered the WebQuest an enriching experience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13936 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anabela Gonçalves Carneiro.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |