Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13978

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares-
dc.contributor.authorLopes, Rute Almendra-
dc.date.accessioned2011-10-24T12:57:13Z-
dc.date.available2011-10-24T12:57:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/13978-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractOs programas de Matemática A do ensino secundário são muito extensos, sendo necessário que os alunos efectuem autonomamente actividades de consolidação dos conteúdos lectivos, que a escassez de tempo, não permite que se faça no contexto de sala de aula. Por este motivo e porque é fundamental melhorar os resultados dos exames do 12º ano, julgamos importante apoiar os alunos nesse trabalho autónomo, tão imprescindível para alcançar sucesso na disciplina. Neste sentido, tirámos partido das potencialidades da Web 2.0, criando um repositório de enhanced podcasts produzidos pelos alunos. Cada aplicação continha a resolução escrita e explicação oral detalhada de um exercício proveniente de um exame ou de um teste intermédio. Foram formuladas três questões orientadoras da investigação: 1) Os enhanced podcasts constituem um meio eficaz de apoio ao estudo independente, nomeadamente para explicar a resolução de exercícios? 2) Haverá diferenças na aceitação da produção e da visualização dos enhanced podcasts por bons alunos (com classificação igual ou superior a 14) e alunos com mais dificuldades? e 3) Os enhanced podcasts constituem uma forma de motivação para o estudo da disciplina? Para dar resposta a estas questões foram criados três instrumentos de recolha de dados: um questionário inicial, um pré/pós-teste e um questionário de opinião. Os testes de conhecimento (pré e pós-teste) foram comparados através do teste de Wilcoxon signed-rank, sendo os resultados estatisticamente significativos, indicadores de aprendizagem. Os resultados do estudo mostram que os alunos consideraram a experiência positiva, referindo que a produção de enhanced podcasts facilitou a interiorização dos conteúdos abordados nas aulas e a sua visualização durante o estudo ajudou a esclarecer dúvidas. Verificámos que os alunos com classificações superiores ou iguais a 14 valores descarregaram mais podcasts e consideraram mais benéfico para a sua aprendizagem a visualização que a produção dos mesmos, por considerarem muito morosa a tarefa de gravar um enhanced podcast. Embora tenha sido registada, em ambos os grupos, uma opinião neutra quanto ao facto de os enhanced podcasts contribuírem para o aumento da motivação para o estudo da disciplina, os alunos com classificações inferiores a 14 valores mostraram preferência pela produção dos enhanced podcasts, referindo que tinham de dominar a matéria para conseguirem explicar bem o exercício. Estes alunos revelaram maior motivação na produção dos enhanced podcasts que os alunos com melhor desempenho. Os enhanced podcasts revelaram-se um meio eficaz de apoio ao estudo independente, particularmente para os alunos com melhor desempenho.por
dc.description.abstractSecondary school Mathematics A programmes are very extensive, students have to consolidate the academic contents autonomously, an activity that cannot be accomplished in the classroom due to the scarcity of time. For this reason, and because it is fundamental to improve 12th grade exams results, we think it is important to support the students within their autonomous work, which is so indispensable to achieve success within this subject. In this sense, we thought of benefitting from the Web 2.0 by creating a repository of enhanced podcasts produced by the students. Each podcast contained the written resolution and the detailed oral explanation of an exercise presented in an exam or an intermediate level test. Three research questions were formulated: 1) Are the enhanced podcasts an effective mean of support for independent study, namely in explaining exercise resolution? 2) Is there a difference in the acceptance of production and of viewing the enhanced podcasts by good students (with grades of 14 or above) and by students with more difficulties? and 3) Are the enhanced podcasts a way of motivation to study the subject? We created three instruments to gather data: an initial questionnaire, a pre and post test and a questionnaire of opinion. The knowledge tests (pre and post test) were compared through the Wilcoxon signed-rank test, the results achieved were statistically significant. Students improve their learning. The study results show that the students considered the experience positive, referring that the production of enhanced podcasts helped them to better understand the contents approached in the classroom and that viewing the podcasts while studying helped clarifying doubts. We noticed that the students with grades of 14 or above downloaded more podcasts and considered that viewing them was more beneficial for their learning process than producing them. They considered that the task to recording an enhanced podcast took too much time. Although in both groups a neutral opinion has been registered as regards the contribution of enhanced podcasts to the increase of motivation to study the subject, the students with grades below 14 showed a preference for the production of enhanced podcasts, referring that they had to have a good understanding of the subject to be able to explain the exercise well. This group of students revealed greater motivation in the production of enhanced podcasts than the students with better performance. Enhanced podcasts were effective in supporting independent study, particularly by students with higher grades.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleOs Podcasts no apoio ao estudo independente de matemática A do 11º Anopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.68por
dc.subject.udc51:372.851por
dc.subject.udc372.851:51por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rute Sofia Almendra Vieira Lopes.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID