Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14449
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-17T18:19:22Z | - |
dc.date.available | 2011-11-17T18:19:22Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/14449 | - |
dc.description.abstract | Integrada num projecto mais vasto sobre a excelência académica na escola pública, a presente comunicação visa analisar as relações entre a cultura organizacional da escola e a construção da excelência escolar. De entre os vários factores que condicionam o desempenho escolar dos alunos — já analisados no âmbito de outros textos —, debruçamo-nos neste trabalho sobre o efeito-escola, designadamente a partir da exploração das dimensões simbólicas e culturais e dos processos de liderança escolar. Condicionada pelas lógicas comunitárias e pelos interesses e racionalidades das famílias, a cultura organizacional escolar tende a exercer um efeito significativo sobre o modo como os alunos se posicionam face à escola e ao seu projecto de vida. De forma ainda mais vincada, a matriz cultural e identitária da escola tende a orientar o sentido de missão da instituição, estando esta profundamente relacionada com o desenvolvimento e promoção da cultura da excelência. Esta abordagem apoia-se em alguns dados de investigação recolhidos no âmbito de um estudo de caso em curso numa escola secundária. Mobilizamos essencialmente dois tipos de informação: i) processos individuais dos alunos que desde 2003 integraram o quadro de excelência da escola, com classificações iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20); ii) inquérito por questionário aplicado aos mesmos alunos. Apesar de os primeiros resultados desta pesquisa apontarem para a importância de considerar múltiplos factores na fabricação da excelência, não deixa de merecer um destaque assinalável o peso dos factores organizacionais e culturais, indicados pelos alunos, como centrais à obtenção de elevados níveis de desempenho escolar. | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIED) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Coruña / Universidade do Minho | - |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Cultura escolar | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.subject | Interacción familia | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.title | Culturas de escola e excelência académica | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 7-9 Setembro 2011 | por |
oaire.citationStartPage | 2777 | por |
oaire.citationEndPage | 2788 | por |
oaire.citationConferencePlace | Corunha, Espanha | por |
oaire.citationTitle | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía | por |
sdum.journal | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación | - |
sdum.conferencePublication | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leonor XI_Congr_Intern Corunha 2011.pdf Acesso restrito! | Comunicação | 223,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |