Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14449

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Lima-
dc.date.accessioned2011-11-17T18:19:22Z-
dc.date.available2011-11-17T18:19:22Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14449-
dc.description.abstractIntegrada num projecto mais vasto sobre a excelência académica na escola pública, a presente comunicação visa analisar as relações entre a cultura organizacional da escola e a construção da excelência escolar. De entre os vários factores que condicionam o desempenho escolar dos alunos — já analisados no âmbito de outros textos —, debruçamo-nos neste trabalho sobre o efeito-escola, designadamente a partir da exploração das dimensões simbólicas e culturais e dos processos de liderança escolar. Condicionada pelas lógicas comunitárias e pelos interesses e racionalidades das famílias, a cultura organizacional escolar tende a exercer um efeito significativo sobre o modo como os alunos se posicionam face à escola e ao seu projecto de vida. De forma ainda mais vincada, a matriz cultural e identitária da escola tende a orientar o sentido de missão da instituição, estando esta profundamente relacionada com o desenvolvimento e promoção da cultura da excelência. Esta abordagem apoia-se em alguns dados de investigação recolhidos no âmbito de um estudo de caso em curso numa escola secundária. Mobilizamos essencialmente dois tipos de informação: i) processos individuais dos alunos que desde 2003 integraram o quadro de excelência da escola, com classificações iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20); ii) inquérito por questionário aplicado aos mesmos alunos. Apesar de os primeiros resultados desta pesquisa apontarem para a importância de considerar múltiplos factores na fabricação da excelência, não deixa de merecer um destaque assinalável o peso dos factores organizacionais e culturais, indicados pelos alunos, como centrais à obtenção de elevados níveis de desempenho escolar.por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIED)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña / Universidade do Minho-
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectInteracción familiapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectComunidadepor
dc.titleCulturas de escola e excelência académicapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate7-9 Setembro 2011por
oaire.citationStartPage2777por
oaire.citationEndPage2788por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Espanhapor
oaire.citationTitleXI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogíapor
sdum.journalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación-
sdum.conferencePublicationXI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogíapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Leonor XI_Congr_Intern Corunha 2011.pdf
Acesso restrito!
Comunicação223,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID