Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14660
Título: | Interacção, mediação, identidade |
Autor(es): | Silva, Bento Duarte Caldas, José Casimiro Martins |
Data: | 2002 |
Editora: | Universidade do Minho |
Resumo(s): | O tempo escolar dos jovens preenche uma parte significativa das suas vidas. A Escola, como espaço de experiências de vida, é um factor de socialização das crianças e dos jovens. Dos diferentes microcontextos da Escola, o espaço “sala de aula” assume particulares características pelo formalismo e elevada estruturação das relações entre os participantes: professor e alunos. Que influência tem as vivências de sala de aula na construção da identidade dos alunos? Procuraremos reflectir sobre os diferentes dinâmicas de interacção na sala de aula, ao nível do relacionamento interpessoal – professor/aluno e aluno/aluno e ao nível do relacionamento mediatizado. Quais as influências da utilização dos meios tecnológicos de comunicação na mediação das interacções na sala de aula? Concluímos a nossa análise por identificar o papel relevante dos media como factor privilegiado de promoção das interacções na sala de aula. Eles permitem “romper” com os limites da sala de aula, estabelecendo ligações com o contexto sócio-cultural. Promovem uma relação mais simétrica entre os alunos e o professor, têm um efeito desinibitório e democratizante na sala de aula. A utilização dos media, pela forte influência que exercem nas dimensões de interacção na sala de aula contribuem de forma significativa na construção das identidades individuais e grupais. A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (TICE) flexibiliza ainda mais as interacções pedagógicas, contribuindo, também, para essa construção identitária. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Citação bibliográfica: SILVA, Bento & Caldas, José (2002). Interacção, Mediação, Identidade. In José Pacheco, Palmira Alves et. al. (orgs.). Actas V Colóquio sobre Questões Curriculares (I colóquio luso-brasileiro). Braga: Universidade do Minho, Cdrom, pp. 918-930 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14660 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Interacção, Mediação, Identidade.pdf | 170,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |