Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14660

TítuloInteracção, mediação, identidade
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Caldas, José Casimiro Martins
Data2002
EditoraUniversidade do Minho
Resumo(s)O tempo escolar dos jovens preenche uma parte significativa das suas vidas. A Escola, como espaço de experiências de vida, é um factor de socialização das crianças e dos jovens. Dos diferentes microcontextos da Escola, o espaço “sala de aula” assume particulares características pelo formalismo e elevada estruturação das relações entre os participantes: professor e alunos. Que influência tem as vivências de sala de aula na construção da identidade dos alunos? Procuraremos reflectir sobre os diferentes dinâmicas de interacção na sala de aula, ao nível do relacionamento interpessoal – professor/aluno e aluno/aluno e ao nível do relacionamento mediatizado. Quais as influências da utilização dos meios tecnológicos de comunicação na mediação das interacções na sala de aula? Concluímos a nossa análise por identificar o papel relevante dos media como factor privilegiado de promoção das interacções na sala de aula. Eles permitem “romper” com os limites da sala de aula, estabelecendo ligações com o contexto sócio-cultural. Promovem uma relação mais simétrica entre os alunos e o professor, têm um efeito desinibitório e democratizante na sala de aula. A utilização dos media, pela forte influência que exercem nas dimensões de interacção na sala de aula contribuem de forma significativa na construção das identidades individuais e grupais. A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (TICE) flexibiliza ainda mais as interacções pedagógicas, contribuindo, também, para essa construção identitária.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoCitação bibliográfica: SILVA, Bento & Caldas, José (2002). Interacção, Mediação, Identidade. In José Pacheco, Palmira Alves et. al. (orgs.). Actas V Colóquio sobre Questões Curriculares (I colóquio luso-brasileiro). Braga: Universidade do Minho, Cdrom, pp. 918-930
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14660
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Interacção, Mediação, Identidade.pdf170,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID