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dc.contributor.advisorMachado, Maria José Alves da Silva-
dc.contributor.authorFreitas, Elisabete Maria Pacheco de-
dc.date.accessioned2011-11-30T14:44:11Z-
dc.date.available2011-11-30T14:44:11Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14703-
dc.descriptionDissertação mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.description.abstractEstando os nossos alunos habituados a conviver fora da Escola com meios tecnológicos, como televisão, computador, telemóvel e muitos outros, onde o processo de comunicação se desencadeia sobretudo através da imagem, optamos neste projecto por aproximar a sala de aula da vida quotidiana destes alunos. Neste sentido, e para a aprendizagem dos elementos básicos do Meio Físico envolvente (Formas de Relevo), através da sua visualização, criamos o Microworld “Caça às Formas de Relevo”, respeitando as características de um ambiente de aprendizagem significativa, onde o Google Earth serviu de apoio/parceria para a construção destes conceitos. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, levado a cabo com um grupo de alunos do 2º ano de escolaridade, sendo o método da recolha de dados a observação participante, os artefactos físicos e as entrevistas. Os resultados obtidos levam-nos a acreditar que programas como o Google Earth ao providenciar/servir de apoio à visualização de conceitos “deu-lhes vida”, sendo o conhecimento construído neste ambiente significativo, pessoal e presumivelmente perdurável, uma vez que os alunos tomaram, em certa medida, as rédeas da sua aprendizagem.por
dc.description.abstractNowadays, our students use on a daily bases, technological devices such as: television, computers, mobile phones among many others, where the process of communication is made essentially through images. Having these facts in mind, we decided to bring to the School a new pedagogical environment. In order to learn the basics of the Physical Environment (Landforms), through its visualization, it has been created a Microworld “Hunting Landforms”, respecting the characteristics of a meaningful learning environment, where Google Earth became a tool for the construction of these concepts. This case study was conducted with a group of 2nd grade students, where the data-collecting method was observation, physical artefacts and interviews. Through the results, we believe that Google Earth by providing/serving support to the visualization of these concepts “gave them life”. This way, knowledge was constructed in a meaningful and personal environment , probably providing a long-lasting knowledge acquisition due to the fact that students where in charge of their own learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVisualizaçãopor
dc.subjectFormas de relevopor
dc.subjectGoogle earthpor
dc.subjectAmbiente de aprendizagem significativapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectConstrução de conhecimentopor
dc.subjectVisualizationpor
dc.subjectLandformspor
dc.subjectGoogle earthpor
dc.subjectMeaningful learning environmentpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectKnowledge constructionpor
dc.titleVer para aprender com o Google Earthpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.68por
dc.subject.udc681.324por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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