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TítuloPara além da superfície visual: os anúncios publicitários vistos à luz da semiótica social. Representações e discursos da heterossexualidade e de género
Autor(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Coelho, Zara Pinto
Palavras-chaveSemiótica social
Anúncios publicitários
Género
Heterossexualidade
Discursos
Gramática visual
Data2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaComunicação e Sociedade
Resumo(s)Na sequência de investigações anteriores, centradas em imagens publicitárias de revistas femininas, pretendemos neste trabalho apresentar a grelha de análise visual que construímos a partir da gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996) e mostrar que a descrição detalhada e sistemática dos recursos visuais que ela possibilita é relevante para reconstruirmos os conhecimento ou discursos subjacentes às imagens. Destacamos em particular o caso dos discursos da heterossexualidade usados neste tipo de imagens que permite revelar e expor as contradições da ideologia sexista, e os seus modos de actuação “cada vez mais subtis” (Lazar, 2005: 1).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14788
DOI10.17231/comsoc.19(2011).908
ISSN1645-2089
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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