Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14923
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, António Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-07T14:06:48Z | - |
dc.date.available | 2011-12-07T14:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2011-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-02-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/14923 | - |
dc.description.abstract | No campo do Ensino do Português e no quadro da aprendizagem escolar da gramática, deu-se, desde 2004, uma revolução, como consequência da implementação da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). Entretanto, foram sendo publicadas, até 2008, algumas gramáticas escolares de Português, cujo traço comum era o de estarem de “acordo com a TLEBS”. Tendo já estudado manuais escolares anteriores à TLEBS (Silva, 2008), pretendemos, agora, realizar uma análise das novas gramáticas escolares, verificando se elas defendem e/ou se praticam a aprendizagem pela descoberta, tal como a define Duarte (1998). Podemos, assim, contribuir, no quadro da discussão sobre o ensino explícito da língua, para que se continue, tal como advoga Crystal (1992: 8), a descobrir a diferença entre saber gramática e saber sobre gramática, uma vez que: “Everyone who speaks English knows grammar, intuitively and unconsciously. But not everyone who speaks English knows about grammar. „Knowing about‟ means being able to talk about what we know.” | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gramática escolar | por |
dc.subject | Aprendizagem pela descoberta | por |
dc.subject | Metalinguagem | por |
dc.title | Autonomia e aprendizagem pela descoberta: o caso das gramáticas escolares da TLEBS | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | Jul. 2011 | por |
oaire.citationStartPage | 1352 | por |
oaire.citationEndPage | 1364 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia / 5.º Encontro do GT-PA | por |
sdum.conferencePublication | Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia / 5.º Encontro do GT-PA | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acsilva - autonomia e aprendizagem pela descoberta.pdf | texto completo | 226,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |