Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15221
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Cristina Araújo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Odete | - |
dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Braga, Maria de Fátima Dias | - |
dc.contributor.author | Rosário, Rafaela | - |
dc.contributor.author | Augusto, Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-14T17:46:51Z | - |
dc.date.available | 2011-12-14T17:46:51Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.issn | 1138-1663 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/15221 | - |
dc.description.abstract | A avaliação de trabalhos realizados em grupo torna-se difícil porque requer um conhecimento profundo dos processos de construção do conhecimento e metodologias de acompanhamento sistemático, podendo não traduzir o desempenho individual dos estudantes e gerar sentimentos de angústia e injustiça. Pretendendo envolver os estudantes no processo avaliativo, compreender as suas reais expectativas e construir critérios de avaliação individual para trabalhos de grupo, realizou-se uma experiência pedagógica com 32 estudantes de Enfermagem, onde estes construíram critérios de auto e hetero-avaliação no grupo, avaliaram os trabalhos e o desempenho individual, e realizaram registos reflexivos acerca da experiência. Foi possível problematizar a avaliação enquanto processo individual versus grupal, motivar a participação na avaliação e elevar a qualidade dos trabalhos produzidos, estabelecendo-se um clima de confiança e anulando-se o pendor ameaçador do acto avaliativo. Face aos resultados obtidos, entende-se que a co-responsabilização na avaliação dos trabalhos de grupo deve manter-se, numa linha de continuidade e melhoria. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de A Coruña | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Trabalhos de grupo | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Co-responsabilização | por |
dc.title | O (difícil) caso do trabalho de grupo | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.udc.es/congresos/psicopedagoxia/index.html | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 07 Set. - 09 Set. 2011 | por |
sdum.event.title | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | - |
oaire.citationStartPage | 613 | por |
oaire.citationEndPage | 617 | por |
oaire.citationConferencePlace | Corunha | por |
sdum.journal | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación | - |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Publicação_O difícil caso do trabalho de grupo.pdf | Reflexão sobre o desenvolvimento de uma experiência de inovação pedagógica | 249,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |