Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15221

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Odete-
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paula-
dc.contributor.authorBraga, Maria de Fátima Dias-
dc.contributor.authorRosário, Rafaela-
dc.contributor.authorAugusto, Cláudia-
dc.date.accessioned2011-12-14T17:46:51Z-
dc.date.available2011-12-14T17:46:51Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.issn1138-1663-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15221-
dc.description.abstractA avaliação de trabalhos realizados em grupo torna-se difícil porque requer um conhecimento profundo dos processos de construção do conhecimento e metodologias de acompanhamento sistemático, podendo não traduzir o desempenho individual dos estudantes e gerar sentimentos de angústia e injustiça. Pretendendo envolver os estudantes no processo avaliativo, compreender as suas reais expectativas e construir critérios de avaliação individual para trabalhos de grupo, realizou-se uma experiência pedagógica com 32 estudantes de Enfermagem, onde estes construíram critérios de auto e hetero-avaliação no grupo, avaliaram os trabalhos e o desempenho individual, e realizaram registos reflexivos acerca da experiência. Foi possível problematizar a avaliação enquanto processo individual versus grupal, motivar a participação na avaliação e elevar a qualidade dos trabalhos produzidos, estabelecendo-se um clima de confiança e anulando-se o pendor ameaçador do acto avaliativo. Face aos resultados obtidos, entende-se que a co-responsabilização na avaliação dos trabalhos de grupo deve manter-se, numa linha de continuidade e melhoria.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrabalhos de grupopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCo-responsabilizaçãopor
dc.titleO (difícil) caso do trabalho de grupopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.udc.es/congresos/psicopedagoxia/index.htmlpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate07 Set. - 09 Set. 2011por
sdum.event.titleXI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía-
oaire.citationStartPage613por
oaire.citationEndPage617por
oaire.citationConferencePlaceCorunhapor
sdum.journalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación-
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Publicação_O difícil caso do trabalho de grupo.pdfReflexão sobre o desenvolvimento de uma experiência de inovação pedagógica249,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID