Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15773
Título: | A avaliação das aprendizagens no ensino superior: a perspectiva dos estudantes |
Autor(es): | Pereira, Diana Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Avaliação Bolonha Aprendizagem Ensino superior |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Nesta comunicação, divulgamos alguns resultados preliminares de um estudo mais vasto realizado no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Avaliação. Este estudo pretende conhecer as representações e experiências dos estudantes do Ensino Superior relativamente às práticas de avaliação das aprendizagens. Os resultados demonstram que os alunos associam à avaliação as ideias de reflexão, verificação de conhecimentos, aprendizagem e sucesso. Para além disso, na perspectiva dos alunos, os métodos de avaliação mais utilizados são os realizados em grupo e mais práticos, tais como apresentações orais em grupo, trabalhos experimentais em grupo, relatórios e trabalhos de projecto em grupo. Dos dados decorre ainda a importância da avaliação no sentido de esta potenciar a autonomia do aluno, a aplicação do conhecimento em situações reais, bem como desenvolver competências técnicas e transversais |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15773 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Actas_Congresso_Iberico_GT_PA_2011_PaperDianaP..pdf | Documento principal | 94,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |