Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15847

TítuloAtenção partilhada aos 10 meses de idade : influências do parceiro social e do contexto de interacção
Autor(es)Mateus, Vera Lúcia Esteves
Orientador(es)Martins, Carla
Data2011
Resumo(s)A atenção partilhada emerge por volta dos 9 meses de idade e traduz-se na capacidade da criança em coordenar, com outra pessoa, a sua atenção face a um objecto externo ou acontecimento, comprovada através da troca de olhares no decorrer da interacção triádica. Esta competência é frequentemente avaliada através de duas dimensões principais: resposta da criança a sugestões de atenção partilhada por parte do adulto (RJA) e iniciação de atenção partilhada por parte da criança (IJA). O presente estudo tem por objectivo analisar a influência do parceiro social e do contexto de interacção no desenvolvimento dos comportamentos de atenção partilhada. Cinquenta e duas crianças foram avaliadas aos 10 meses de idade, com o pai e a mãe em duas situações distintas, numa sessão de jogo livre e jogo semi-estruturado. Os resultados mostram um efeito principal do parceiro social nos comportamentos para Ensinar a criança, sendo que as mães realizaram significativamente mais estratégias nesta categoria do que os pais. Verificou-se também um efeito principal do parceiro social na resposta da criança a sugestões do adulto para se envolver em atenção partilhada, apresentando níveis mais elevados com as mães do que com os pais. Por outro lado, todas as variáveis registaram um efeito principal do contexto de interacção. Os adultos desempenharam mais comportamentos para Entreter a criança durante a sessão de jogo livre e mais estratégias para Ensinar e Direccionar a Atenção no contexto de jogo semiestruturado. A criança manifestou mais comportamentos de iniciação e resposta a sugestões de atenção partilhada no decorrer do jogo livre do que na tarefa semi-estruturada. Investigações futuras devem integrar outros factores, como os estilos interactivos do adulto, características do adulto e da criança, e variáveis sócio-demográficas, que possam explicar as diferenças individuais no desenvolvimento da atenção partilhada nas crianças.
Joint attention emerges at around 9 months of age and consists of the infant’s ability to share attention towards an external object or event with another person, attested by alternation of gaze during triadic interactions. This skill is frequently evaluated through two main dimensions: responding to joint attention (RJA) and initiating joint attention (IJA). The aim of the present investigation is to study the influences of the social partner and interaction context to the development of joint attention behaviors. Fifty-two infants were assessed at 10 months with their mothers and fathers in two different contexts, during a toy-play interaction and a semi-structured interaction. Results showed a main effect of the social partner in adults’ teaching behaviors, with mothers performing significantly more bids in this category than fathers. There was also a main effect of the social partner in infant’s response to adults’ bids for joint attention, who presented higher indexes with their mothers than with their fathers. On the other hand, all variables revealed a main effect of the interaction context. Adults performed more bids to entertain during toy-play session and more teaching and attention directing behaviors in the semi-structured interaction. The infant carried out more initiating and responding to joint attention behaviors during toy-play than during the semistructured task. Further research should incorporate other factors, such as adults’ interactive style, adult and children characteristics, and social-demographic variables, which could explain individual differences in infants’ joint attention development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15847
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Lúcia Esteves Mateus.pdf348,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID