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https://hdl.handle.net/1822/16058
Título: | Mudanças climáticas na televisão: um estudo de recepção no Brasil |
Autor(es): | Henriques, Bárbara Marranquiel |
Orientador(es): | Carvalho, Anabela |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Esta pesquisa se estrutura com uma revisão teórica sobre a questão do aquecimento global e
do jornalismo ambiental, principalmente no Brasil. Através da observação diária percebemos que as
ações realizadas em relação ao aquecimento global podem ser positivas ou negativas, e no caso
negativo percebemos a importância da informação, para que os sujeitos se sintam motivados a pensar
e a agir para diminuir os causadores do aquecimento global, bem como em prol do meio ambiente
como um todo. Portanto, nossa pesquisa aborda a relação existente entre as práticas sociais e o
conhecimento ambiental dos cidadãos. Por meio da realização de grupos focais, verificamos
qualitativamente as práticas de consumo e os hábitos adotados por este cidadãos.
Recorremos a reportagem transmitida na Revista Eletrônica Fantástico através da emissora
Globo como fator estimulante do dialogo entre os sujeitos escolhidos. Nossos instrumentos de
levantamento de dados foram a observação participativa e a associação livre de palavras. A aplicação
destes instrumentos visou considerar os conceitos já enraizados no modo de vida dos sujeitos, analisar
quais motivos levam o ser humano a estagnação no que se refere à mudança de hábitos em favor do
aquecimento global, e também avaliar até que ponto a transmissão de conteúdos referentes ao
aquecimento global na televisão são eficazes para a formação de um cidadão mais consciente em
relação aos seus hábitos e padrões de consumo.
Nossos resultados comprovam que os cidadãos utilizam a mídia como principal fonte de
informação sobre mudanças climáticas, deste modo concluímos que o Jornalismo Ambiental assume
um papel central diante das possíveis mudanças de vida do ser humano e deve ser consciente a
respeito de seu poder de ajudar a transformar os hábitos dos cidadãos para ações realmente
sustentáveis. This research aims at analyzing the perception of citizens in relation to climate changes in Brazil and the influence of media, especially television. It also aims at reflecting on the contribution of media for subjects to become motivated to think and act in ways that reduce the causes of global warming and that help the environment as a whole. Through the realization of focal groups we have analyzed the perceptions and practices of consumption of citizens qualitatively. A report broadcasted by the television station Globo was used as a stimulating factor for the dialogue between the chosen subjects. Our instruments for data gathering were the free association of words and the interview in a focal group. The application of these instruments aimed at considering the mental images of subjects in relation to climate changes and related topics, analyzing the reasons that lead subjects to change their habits or not in order to stop global warming and evaluating the impact of broadcasting of content related to the topic on television for the formation of citizens more aware of their habits and patterns of consumption. Our results have identified several challenges for this action as well as paradoxes between perception and behavior. The research suggests that citizens use media as the main source of information about climate changes. Therefore, we have concluded that Environmental Journalism plays a central role in the possible changes in the lifestyle of human beings and must be aware of its power in helping the transformation of citizens’ habits to actions effectively sustainable. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informática e Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16058 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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