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https://hdl.handle.net/1822/16236
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Fernando Ilídio | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T14:48:39Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T14:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-7587-066-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/16236 | - |
dc.description.abstract | A formação continuada faz hoje parte da vida profissional e pessoal dos professores, e também das escolas e das instituições formadoras, mas trata-se de uma problemática relativamente recente. Foi a partir dos anos de 1960-1970, com o surgimento dos sinais de crise dos sistemas escolares que ela adquiriu maior visibilidade social e política. Os poderes públicos passaram a adotar estratégias de concepção e implementação de grandes reformas, aplicadas de modo uniforme e generalizado, sendo a formação continuada dos professores concebida como um importante vetor dessas estratégias. Neste texto, analisa-se esta relação entre as reformas educativas contemporâneas e a formação continuada dos professores, considerando-se não apenas a morfologia das políticas e dos discursos educacionais como os seus efeitos nas subjetividades dos professores. A esse respeito, defende-se que o papel fundamental da universidade é o de criar dispositivos de apoio às escolas que possam contrariar o pensamento fatalista e resignado que se tem instalado na cultura profissional dos professores. Em grande medida, porém, a universidade tem desempenhado esse papel a reboque da agenda exógena das reformas educativas e manifestando uma incoerência entre o discurso que veicula – a colegialidade, a colaboração, o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade etc. – e a cultura acadêmica hierárquica, competitiva e individualista que a caracteriza. É com base nessa análise crítica que se enunciam, no final do texto, outras abordagens possíveis, encarando a formação continuada numa perspectiva de educação de adultos e supondo, desse modo, uma relação diferente dos professores com a formação e entre esta e os contextos de trabalho e de convivência nas escolas. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) UI 317 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Xamã Editora | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | A universidade e a formação continuada dos professores no contexto das reformas educativas contemporâneas | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 105 | por |
oaire.citationEndPage | 123 | por |
oaire.citationConferencePlace | São Paulo | por |
oaire.citationTitle | Extensão universitária : uma questão em aberto | por |
sdum.bookTitle | Extensão universitária : uma questão em aberto | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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