Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16311

TítuloA glocalização da educação: da escrita às comunidades de aprendizagem
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Data2002
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Resumo(s)Esta comunicação aborda o contributo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a formação das novas configurações comunicativas e os reflexos que estas provocam nas estruturas educativas. O autor inicia a abordagem pela invenção da escrita, à qual associa uma forma de comunicação de elite e o aparecimento da escola, para se centrar com mais detalhe na evolução das TIC ocorrida nos tempos mais próximos, a qual está a provocar a criação e expansão das redes globais de comunicações ciberespaciais gerando transformações consideráveis nos modos de conceber as relações sociais, culturais, educacionais, etc. No que concerne à educação, o autor considerar que esta nova forma comunicacional permite expendir o território local da escola para os espaços desterritorializados do saber, possibilitando pensar a escola como uma verdadeira comunidade de aprendizagem. A distância deixou de constituir uma barreira para a transformação do território escolar, já que as escolas longínquas podem estar tão próximas como as outras que o estão fisicamente. O autor reflecte, assim, sobre a relação entre o global e o local, considerando que as redes permitem valorizar o papel da escola. Assim como uma rede global é, ao mesmo tempo, local em todos os seus pontos, também as comunidades de aprendizagem são constituídas de diferentes processos, articulando dinâmicas escolares e educativas distintas. O grande desafio que se coloca aos educadores e professores consiste em compreender a chegada do tempo destas novas TIC pela oportunidade proporcionada em aderir a um modelo de funcionamento da escola como sistema de construção de saberes, aberto aos contextos sociais e culturais, à diversidade dos alunos, aos seus conhecimentos, experimentações e interesses – dando sentido à ideia da escola como comunidade de aprendizagem aberta à comunidade.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16311
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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