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https://hdl.handle.net/1822/16449
Título: | Implementação de um Sistema Pull e outras técnicas de produção Lean numa linha de montagem de componentes electrónicos |
Autor(es): | Araújo, Ariana Sofia Barroso de |
Orientador(es): | Alves, Anabela Carvalho |
Palavras-chave: | Sistema Pull Lean production FIFO lane Sincronismo CONWIP Pull system Synchronism |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Esta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial,
numa empresa de componentes electrónicos, a Bosch Car Multimedia, situada em Braga. O projecto
tem como principal objectivo implementar o sistema Pull entre uma linha de montagem de placas
de controladores de caldeira e as células de montagem final destes controladores de forma a criar
sincronismo entre estes dois subsistemas e conseguir, assim, um fluxo de abastecimento contínuo de
placas às células.
O sistema Pull é uma das ferramentas de Lean Production, aliada a outras utilizadas pela empresa
para melhorar os processos e reduzir desperdícios. A Lean Production é um modelo de gestão que
tem ajudado muitas empresas a superar dificuldades económicas na medida em que sustenta
conceitos de eliminação de actividades que não acrescentam valor ao produto.
O estudo da implementação do sistema Pull foi realizado num a linha de montagem caracterizada
por uma grande diversidade de famílias de produtos, pela falta de sincronismo entre subsistemas de
montagem e muitos problemas de abastecimento em células de montagem final decorrentes da falta
do sincronismo referido e dos muitos desperdícios existentes na linha. Nesta linha foram
identificados vários tipos de desperdícios (tempos de espera, movimentos desnecessários, stock,
entre outros) susceptíveis de ser eliminados.
O sistema Pull foi conseguido através do método FIFO Lane, que é uma abordagem similar ao
sistema de controlo de actividade produtiva CONstant Work in Process (CONWIP). Para tal, foi
necessário resolver problemas de sincronismo e sequências de produção num posto de trabalho
crítico, que afectava toda a linha de montagem. A resolução dos problemas identificados foi
conseguida através de ferramentas, nomeadamente, aplicação de 5S, de gestão visual e trabalho
normalizado em alguns postos de trabalho e nas mudanças de produto.
Os principais resultados obtidos foram a redução de mudanças não programadas (20%) no posto de
trabalho considerado o bottleneck. Consequentemente, houve uma redução dos desvios e uma
estabilização do Tempo de Ciclo, que se reflecte numa redução de 40% do desvio padrão em
relação ao Tempo de Ciclo. Com a aplicação da FIFO Lane, foi possível obter ganhos de cerca de
60% na ocupação de espaço e quantidade de produto em curso. This thesis was developed in Master Degree in Engineering and Industrial Management, in a electronic components company, Bosch Car Multimedia, located in Braga. The main objective of this project is a Pull System implementation between assembly line PCB of boiler controllers and final assembly cells. This system purpose is to make synchronism between these production subsystems and to able a PCB continuous flow supply to final assembly cells. The Pull System is one of tools that Lean Production use, as others used by this company. The Lean Production is a management model has helped many companies overcome economic difficult. This model has elimination activities concepts that not add value to the product. The study of Pull System implementation was developed in an assembly line characterized by a lot of family products, lack of synchronism between assembly processes and supply problems in final assembly cells because lack of synchronism and wastes present in line. In this line was identified a lot of types of waste (waiting, over processing, stocks, any others) that can be eliminated. The Pull System was implemented through of FIFO Lane method. This method is a similar approach of control System of productive activity CONstant Work in Process (CONWIP). For such, it was necessary solving problems of synchronism and production sequencing in a critical Workstation that affect entire assembly line. It was necessary to apply standardized Work on some Work stations and products change. Some problems were resolved through tools such as 5S, visual management and standard Work in some Workstations and product changes. The main results obtained were a no schedule changes decrease (20%) in a bottleneck Workstation. Consequently, there was deviation decrease and cycle time stability. This reflects on decrease 40% of the standard deviation in relation of cycle time. After FIFO Lane application has obtained 60% return of space and final products quantity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16449 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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